O que é aquaponia?

A combinação do cultivo de peixes com o de vegetais proporciona mais possibilidades aos produtores

Imagem ilustrativa

Thiago Archangelo Freato, um dos professores do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia, problematiza ao dizer que a integração da produção de peixes com o cultivo de hortaliças é possível através da Aquaponia: um sistema com uma série de vantagens, desde o reaproveitamento constante da água até a troca de nutrientes, que ocorre de maneira natural.

Apesar de parecer algo simplificado, antes de ingressar nesse ramo, porém, é necessário estar informado. Aliar duas produções em uma só é uma excelente opção, que garante aos produtores uma renda maior. Contudo, é preciso saber combiná-las da maneira correta para garantir bons lucros.

Afinal, o que é aquaponia?

A aquaponia é um sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura com a hidroponia, tendo a água como um ambiente simbiótico e sendo ela o elo entre as duas atividades. Ela funciona assim: na criação convencional de organismos aquáticos, as excreções deles se acumulam na água e a tornam mais tóxica. Na aquaponia, essa água nutre um sistema hidropônico e os subprodutos presentes nela são quebrados por bactérias nitrificantes em nitritos e depois nitratos, substâncias que são utilizadas como “alimento” para as plantas. Após a nutrição das plantas, reaproveita-se essa água e ela volta para a aquicultura.

Componentes da aquaponia

Geralmente, os componentes básicos de um sistema aquapônico são:

. Tanque para a criação dos peixes;
. Reservatório de sedimentação, isto é, um segmento que armazena sobras de alimento, excesso de biofilme e pequenas partículas sedimentadas;
. Biofiltro, que é o local onde as bactérias nitrificantes crescem e realizam as transformações;
. Sistema hidropônico;
. Poço coletor, que fica no ponto mais baixo do sistema, onde se bombeia a água para que ela volte para os tanques dos peixes.

- Plantas

Assim como na hidroponia, as plantas mantêm suas raízes submersas na água, que está rica em nutrientes. A grande maioria dos vegetais conseguem se desenvolver perfeitamente em um sistema hidropônico. Entretanto, recomenda-se alguns que são mais rentáveis, como o repolho chinês, a alface, o manjericão, o tomate, o quiabo, o melão catalupo e o pimentão. Feijão, ervilha, agrião, inhame, rabanete, cebola, cenoura e até o morango também são exemplos de plantas que podem ser cultivadas nesse sistema.

- Peixes (ou outros organismos aquáticos)

Para a aquaponia, comumente utilizam-se as espécies de peixes de água doce, embora camarões e lagosta também sejam criados. Apesar de várias espécies se encaixarem no “padrão” da aquaponia, a tilápia tornou-se o peixe mais popular nessa atividade.

- Bactérias

A principal função em um sistema aquapônico é desenvolvida pelas bactérias, que promovem a nitrificação, isto é, a conversão aeróbia de amônia em nitratos. Essa substância pode ser convertida em outros compostos nitrogenados com a ação de populações de dois tipos de bactérias: as nitrosomonas, que convertem a amônia em nitrito; e as nitrobacters, que convertem nitritos em nitratos.

O sistema aquapônico

Além de rentável, a aquaponia é considerada ecológica, pois reduz o consumo de água partindo do princípio da recirculação. De acordo com estudos, ela pode economizar até 90% de água em comparação à agricultura convencional. Ainda, pode ser desenvolvida tanto no ambiente urbano quanto no ambiente rural, em sistemas com grande ou pequena capacidade produtiva.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia
Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fontes: Wikipedia – pt.wikipedia.org
eCycle – ecycle.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 06-10-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.