Dica do Criação de Peixes: A piscicultura está em alta no Brasil

Ramo é promissor para quem deseja investir na criação de peixes para comercialização

Piscicultura

Com uma sociedade em busca de uma alimentação de qualidade e cada vez mais saudável, a piscicultura encontra espaço para expandir seu mercado e potencializar suas criações, uma vez que a carne de peixe é extremamente saborosa e promove diversos benefícios à saúde humana.

A OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda que, por ano, cada habitante consoma 12 kg de pescado, número que está próximo do 9,75kg/ano consumido pelos brasileiros, mas que vêm aumentando com o passar dos anos.

O professor do Curso a Distância CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, Giovanni Resende, explica que também há outros fatores que impulsionaram o crescimento da piscicultura, como o baixo investimento, a facilidade no manejo em comparação a outras atividades e a possibilidade de desempenhar a criação junto à agricultura ou à pecuária, por exemplo.

Peixes são um alimento completo uma vez que apresentam boa digestibilidade, ricos em nutrientes que beneficiam a nossa saúde, como é o caso dos ácidos graxos, ômega 3 e 6 e também por serem fonte de vitaminas e minerais.

Outro ponto a ser observado em favor da piscicultura no Brasil são as condições ambientais. Ainda, o fato de nosso país possuir boa parte da água doce do mundo, seja em reservatórios, rios e barragens, é favorável à piscicultura. Vale dizer, ainda, que o clima cria condições ideais para a criação de peixes.

A atividade vem só crescendo: em 2017 foram produzidas 697 mil toneladas de peixe, número 8% maior que o registrado em 2016. Dentre os peixes cultivados, está a tilápia, que representa 51,7% da piscicultura nacional.

Manuel Vazquez Jr., professor do Curso a Distância CPT Criação de Tilápias, explica o sucesso da criação: a carne de tilápia é muito apreciada.  Este peixe é muito consumido em todo o mundo e já possui total aceitação do mercado.

No estado do Paraná, são produzidas mais de 105 mil toneladas de tilápia, o que representa 94% da produção piscicultora do estado. Na região sudeste a tilápia também tem destaque, uma vez que São Paulo consegue superar esse índice, tendo 95% da sua produção somente de tilápias, mas produzindo aproximadamente 66 mil toneladas.

A média mundial de consumo de peixe é de 18 kg/ano por pessoa. Ainda que a média brasileira seja próxima da metade da mundial, ela está em constante crescimento com o passar dos anos e as projeções também são favoráveis.

A alta gastronomia e restaurantes especializados dão a esse ingrediente o sabor e destaque necessários. A culinária japonesa, já difundida por boa parte do planeta é uma culinária que tem como estrelas os peixes, servidos de diferentes formas e que têm conquistado milhares de apaixonados por onde passa.

 


Conheça os Cursos a Distância elaborados pelo CPT, da Área Piscicultura: Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura; Nutrição e Alimentação de Peixes; Criação de Tilápias.

Fontes: Sebrae – Agronegócio – sebraemercados.com.br
SNA – Sociedade Nacional de Agricultura – sna.agr.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 04-12-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.