Reversão sexual em alevinos de tilápia

A reversão sexual consiste na manipulação do sexo do peixe com objetivo de aumentar a produtividade da piscicultura

Imagem ilustrativa criação de peixes

Com o crescimento da piscicultura e valorização da atividade no Brasil, os piscicultores precisam encontrar alternativas para expandir e otimizar a sua produção, sem perder a qualidade e sem investir grandes quantias. Uma dessas alternativas encontradas é a reversão sexual em alevinos de tilápia.

O peixe, que é o mais produzido no Brasil e responde por mais da metade de toda a produção de peixe no país, possui um carne aceita pela população e mercado totalmente receptivo, como afirma Manuel Vazquez Vidal Júnior, professor do Curso a Distância CPT Criação de Tilápias.

O que é a reversão sexual e com qual finalidade ela é feita?

A reversão sexual consiste na manipulação do sexo do peixe, feita com a introdução de esteroides sexuais, e que visa obter só machos no tanque, controlando a densidade populacional. É preciso ter cuidado com as doses de hormônio para não alterar a qualidade da carne dos peixes.

Mas, por que obter apenas machos? Para comercializar o peixe, é preciso que ele alcance o peso ideal de comercialização. A vantagem dos machos é que eles atingem esse peso em pouco espaço de tempo, o que não acontece com as fêmeas da tilápia em geral.

Em tanques com condições favoráveis e com o manejo adequado, em seis meses se obtém o peso de comercialização ideal da tilápia. Ainda, por a tilápia ser um peixe que se reproduz facilmente, o fato de existis somente machos no tanque evita a superpopulação e que se ultrapasse o volume de produção.

Como fazer a reversão sexual?

Em tanques de 200 a 2000 m³, deve-se introduzir machos reprodutores na proporção de 1 macho para cada três fêmeas. O macho escava um ninho no fundo do tanque, onde a fêmea deposita seus ovos. Depois, o macho fertiliza esses ovos e gera alevinos de tilápia. Cada fêmea pode produzir até 1000 alevinos por postura.

Ao nascerem, deve-se selecionar os alevinos por causa do tamanho. Uma peneira de malha de 2,8mm pode ser usada para passar os pequenos peixes, cuidando para que os peixes selecionados não sejam maiores do que 8mm. A reversão sexual deverá ser feita entre o 7º e 18º dia de vida, período em que os peixes ainda não se desenvolveram sexualmente.

Após a seleção, oferece-se aos peixes uma ração formulada com o hormônio masculinizante, de nome metiltestosterona, entre 30 e 40 dias. Durante a reversão, deve-se ofertar essa ração com o hormônio de 6 a 9 vezes ao dia. Ao final desse período, alevinos que apresentarem tamanho menor do que 14mm deverão ser descartados, pois é possível que não tenham sofrido a reversão.

 


Conheça os Cursos a Distância elaborados pelo CPT, da Área Piscicultura: Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura; Criação de Tilápias; Criação de Tilápias em Tanques-rede.

Fonte: Tecnologia e Treinamento – tecnologiaetreinamento.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 04-12-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Flávio junior Paes de Camargo

03-01-2023

O meu tanque tá cheio de livino tudo fêmea que que eu faço obrigado

Resposta do Criação de Peixes

04-01-2023

Olá, Flávio! Tudo bem?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que uma de nossas consultoras está tentando contato com você.

Agradeço sua visita e precisando estou a disposição!

Abraço!!

Equipe CPT.