Criação de tilápias em tanques-rede: planejamento da produção

A criação de tilápias em tanques rede é uma atividade muito comum em nosso país, mas requer planejamento

Tilápias - Imagem ilustrativa

Criar tilápias é um bom negócio, pela facilidade de manejo, curto ciclo, baixo custo de produção e grande aceitação no mercado. E os dados não deixam dúvidas: é a espécie mais produzida em nosso país, dona de mais da metade de toda a produção anual de peixes aqui no Brasil.

Augusto dos Santos, professor do Curso CPT Criação de Tilápias em Tanques-rede, destaca que criar tilápias em tanques-rede é o sistema mais utilizado quando se deseja produção de alta densidade, ou seja, alta produtividade, pois este sistema permite associar técnicas de produção intensiva, manejo sustentável e utiliza, na maioria das vezes, recursos hídricos já existentes.

Porém, mesmo com um cenário extremamente favorável, produtores precisam estar atentos ao planejamento da sua produção, pois é a partir dele que será possível definir vários aspectos importantes para o sucesso da atividade, como os insumos que serão necessários, como a quantidade de alevinos que serão criados e a de ração que será utilizada em todo o ciclo produtivo.

É no planejamento, também, que se preveem as vendas e se faz uma estimativa de todo o faturamento da produção. Confira a seguir os principais passos para o planejamento da criação de tilápias em tanques-rede:

Definição da meta de produção do projeto

O primeiro passo deve ser a definição da meta de produção da criação de tilápias, isto é, qual a quantidade que será produzida anualmente. Para tal, deve-se levar em conta informações como o volume do tanque-rede, a capacidade de suporte da propriedade onde a atividade está instalada e as demandas do mercado consumidor. Recomenda-se buscar ajudar de um profissional para realizar essa definição.

Definição do peso de venda dos peixes

Assim como para a definição da meta de produção do projeto, o conhecimento acerca do mercado consumidor também tem papel importante na definição do peso de venda dos peixes. O tamanho com o qual o peixe será comercializado deve ser definido de acordo com as exigências do mercado. Geralmente, as tilápias costumam ser comercializadas pesando entre 0,7kg e 1,2kg.

Definição da densidade final para os tanques

Nesse quesito, recomenda-se também o auxílio de um profissional especializado para a definição de quantos kg de peixes serão criados por cada metro cúbico de água. Uma boa opção é iniciar a atividade com uma densidade pequena, aumentando-a à medida em que se adquire mais experiência com a tilapicultura.

Planejamento da produção em fases

A separação do cultivo em fases tem como objetivo otimizar toda a infraestrutura e o manejo dos peixes de diferentes tamanhos. Em cada uma das fases, os peixes são estocados nos tanques-rede para que consigam desenvolver-se de forma ideal. Para dividi-los desta forma, pode-se utilizar os pesos finais de cada fase, de acordo com seu objetivo de cultivo. Os sistemas de criação podem ser monofásicos, quando há criação de tilápias em uma única fase; bifásicos, quando opta-se por criá-las em duas fases; ou trifásicos, com três fases.

Identificação dos tanques-rede

A utilização de vários tanques-rede requer a identificação dos mesmos, para que seja possível controlar todos os dados e acompanhar e avaliar a criação. Isso também facilita o manejo, o fornecimento de alimentação, o controle da sanidade, ente outros.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Tilápias em Tanques-rede
Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Piscicultura: criação de tilápias em tanques-rede. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: SENAR, 2018.
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 21-09-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.