Conheça as principais espécies de peixes ornamentais

A criação de peixes ornamentais é mais barata do que a piscicultura de abate

Peixes ornamentais

O número de criadores de peixes no Brasil tem aumentado devido à alta demanda de peixes em nosso país. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a atividade não tem apenas o objetivo de produzir peixes para consumo. Produz-se, também, em larga escala peixes ornamentais.

Manuel Vazquez Júnior, professor do Curso CPT Produção de Peixes Ornamentais, explica que, segundo pesquisas, este mercado movimenta milhões ao ano no Brasil e vem se expandindo rapidamente com o aumento da demanda.

O custo de produção da piscicultura ornamental é muito menor do que na piscicultura de abate, além de exigir pequenas áreas de cultivo. Cabe aos criadores interessados se profissionalizarem, pois desta forma irão conseguir atender este mercado cada vez mais crescente.

Quem deseja iniciar uma produção de peixes ornamentais, deve, antes de mais nada, conhecer as principais espécies.

Confira a seguir:


- Tricogaster Leeri

Essa espécie apresenta um monte de bolinhas brancas em seu corpo. É originária da Ásia, podendo atingir 12 cm de comprimento. É um peixe pacífico e é melhor criado em um aquário médio a grande com plantas.

- Platy

Com algumas variações nas cores, apresentando, geralmente, a cauda de outra cor, o Platy é um peixe pequeno que atinge, no máximo, 6 cm de comprimento. Originário da América Central, esse peixe também é pacífico, mas os machos podem apresentar comportamento agressivo entre si.

- Paulistinha

O peixe paulistinha apresenta listras horizontais no seu corpo que vão até a cauda. É menor que o Platy, chegando a 5 cm de comprimento. O aquário onde ele será criado deverá ser médio e bem plantado. Apresenta comportamento pacífico e ativo.

- Neon Cardinal

Como o próprio nome sugere, é um peixe com cores vibrantes que chamam a atenção de qualquer observador. Um peixe de origem brasileira, também é pacífico e seu comprimento máximo é de 5 cm.

- Beijador

Seu nome é compatível com seu comportamento: o beijador é assim conhecido por ter o costume de “beijar” os outros peixes. Encontrados na coloração branca rosada, verde prateada ou avermelhada, é um peixe de cardume, podendo atingir, também, 5 cm de comprimento.

- Betta

Talvez o peixe ornamental mais famoso, ele também é conhecido como peixe de briga. Isso porque seu comportamento é pacífico com outros peixes, mas agressivos entre machos da mesma espécie. Atinge 10 cm como comprimento máximo e é facilmente encontrado em várias colorações.

- Guppy ou Lebiste

Um peixe extremamente colorido, pode ser encontrado em várias cores e “estampas”. Sua cauda é bem maior que o corpo e sempre muito colorida. A fêmea é maior que o macho, podendo atingir 6 cm de comprimento, ao passo que ele pode atingir 3 cm. É um peixe pacífico e, por isso, deve ser mantido com peixes também pacíficos e pequenos.

- Limpa-vidro

Seu nome já diz tudo sobre o peixe: ele promove uma limpeza do vidro dos aquários com sua boca em forma de ventosa. É um peixe pacífico e tímido, podendo chegar a 8 cm de comprimento.

- Ramirezi

Um peixe também muito colorido, o Ramirezié de origem venezuelana. Assim como o limpa-vidro, é pacífico e tímido. Atinge 5 cm de comprimento e vive melhor em aquários médios e bem plantados.

 

Fonte: Emprego & Renda – empregoerenda.com.br
por Renato Rodrigues.

Renato Rodrigues 01-11-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Reginaldo Jesus

01-10-2022

Muito bom

Resposta do Criação de Peixes

06-10-2022

Olá,Reginaldo, tudo bem ?

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo!! Sempre buscamos produzir conteúdos relevantes para o nosso público.

Atenciosamente,

Equipe CPT