Como realizar a manutenção de tanques-rede

Os tanques-rede são estruturas com excelente custo-benefício para a criação de peixes e requerem manutenção regular

Tanques-rede - imagem ilustrativa

Augusto dos Santos, professor do Curso CPT Criação de Tilápias em Tanques-rede, destaca que o sistema de tanques-rede é o mais utilizado quando se deseja produção de alta densidade, ou seja, alta produtividade. Se destaca por permitir a associação de técnicas de produção intensiva e manejo sustentável e utiliza, na maioria das vezes, os recursos hídricos já existentes.

Além disso, essa estrutura que, geralmente, é quadrada, facilitar o manejo dos peixes e ainda viabiliza o aproveitamento de vários ambientes aquáticos. Soma-se a tudo isso o fato de que nosso país possui grandes áreas disponíveis para a piscicultura e com boa qualidade de água, clima favorável e conta com várias espécies que conseguem se adaptar ao sistema de tanques-rede.

Partindo-se dessas informações, além de conhecer essa estrutura, é importante saber como realizar a manutenção dela:

Antes de instalar os tanques-rede, além da observação do local onde serão implementados, os parâmetros de qualidade da água também precisam ser checados. São eles: temperatura, oxigênio dissolvido, pH, transparência e turbidez mineral. Além de influenciarem no metabolismo e na produtividade, ainda possuem relação direta com a sobrevivência dos indivíduos.

O que são os tanques-rede?

Assim como verificado no próprio nome, tanques-rede são estruturas flutuantes revestidas com redes, implementados em reservatórios, lagos, açudes e até em mares, no caso da piscicultura marinha. É necessário que sejam resistentes, duráveis, leves, seguros e que permitam a renovação de água, dentre outras características. São seis os componentes dessa estrutura: armação ou estrutura metálica, tela ou malha, flutuadores, comedouros, tampa e, quando requerido, bolsão de alevinagem.

A sua utilização em larga escala nas pisciculturas em todo o país, inclusive nas pequenas propriedades, deve-se ao fato de que são uma alternativa eficiente e com grande custo-benefício. Podem ser adquiridos ou fabricados, mas a segunda opção requer conhecimento para não acarretar prejuízos.

A manutenção dos tanques-rede

A realização de manutenções periódicas nos tanques tem como principais objetivos garantir que eles durem muito mais tempo, minimizar prejuízos que possam ocorrer durante o cultivo dos peixes, melhorar a circulação de água e otimizar toda a produção. Ela se justifica por conta de que, com o passar do tempo, algas, incrustações, lodo e sujeiras vão se aderindo às malhas e aos outros componentes dos tanques-rede, diminuindo a efetividade deles.

O passo a passo para a realização da manutenção está descrito a seguir:

- Retirada da água

Antes de retirar as estruturas de rede da água, o piscicultor deve realizar a despesca para que seja possível içá-las para a balsa de manejo flutuante ou para a estrutura de apoio em terra, onde ocorrerá a manutenção.

- Limpeza

Depois de devidamente posicionados, procede-se à limpeza de todo o tanque, o que pode ser feito com escovões ou com jatos de água pressurizados. Em alguns casos, também é permitido realizá-la manualmente, tomando-se o cuidado de remover tudo o que estiver aderido a qualquer um dos componentes.

- Secagem

Depois de limpo, o tanque deve passar por um período de 2 a 4 dias secando no sol. Essa etapa tem a finalidade de auxiliar na desinfecção da estrutura e de facilitar a limpeza do que ainda, porventura, restar.

- Vistoria

Antes de retornar à água, uma vistoria deve ser realizada a fim de verificar a fixação dos flutuadores, rasgos nas telas e costuras, rasgos e rompimentos dos comedouros e o funcionamento da tela de abertura.

- Retorno

Por fim, após uma checagem minuciosa, o tanque que não apresentar problemas está apto para ser reposicionado na água e, posteriormente, repovoado.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Tilápias em Tanques-rede
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Piscicultura: construção instalação e manutenção de tanques-redes. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: Senar, 2018. 60 p,; il. – (Coleção SENAR)
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 17-05-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.