Os peixes se alimentam de quê?

Conheça os hábitos alimentares dos peixes

Ração para peixes

Os piscicultores devem estar atentos a várias informações necessárias para o sucesso da criação de peixes. Um deles diz respeito à alimentação, que é responsável pela maior parte do investimento da criação. São várias as espécies com hábitos alimentares diferentes e que, portanto, precisam de rações e cuidados com a nutrição também diferenciados.

Em outras palavras, o professor do Curso Online Nutrição e Alimentação de Peixes, da Universidade Online de Viçosa, Giovanni Resende, explica que o custo com a alimentação de peixes pode ser muito elevado para o piscicultor, o que ocasiona a diminuição dos lucros da criação. Nesse contexto, conhecer e entender bem as especificidades do manejo alimentar, possibilita o alcance de resultados produtivos e econômicos mais satisfatórios.

Conheça a seguir os hábitos alimentares dos peixes:


- Peixes planctófagos

São peixes que se alimentam de plânctons.

Mas, o que são plânctons?
Plânctons são conjuntos de organismos aquáticos que flutuam na água ou são possuem poucos elementos de locomoção. São microscópicos e formados por organismos vegetais e animais.

De todas as espécies, a maioria é planctófaga nas fases iniciais. Tilápias, carpa-cabeça-grande e carpa-prateada são algumas das espécies que mantêm esse hábito alimentar mesmo na vida adulta.

- Peixes herbívoros

Comem alimentos de origem vegetal e de dietas mais ricas em fibras e com baixa energia. Em ambientes naturais também se alimentam de plantas e algas filamentosas. São exemplos de peixes herbívoros: Piapara, Ximburé e Tilápia Rendalli.

- Peixes herbívoros/frugívoros

Alimentação baseada em frutos e sementes. O Tambaqui é um peixe frugívoro, mas também onívoro.

- Peixes bentófagos/iliófagos/detritívoros

São conhecidos como “lixeiros”, pois se alimentam de organismos bentônicos, isto é, larvas de insetos e larvas e ovos de moluscos e outros organismos. Também se alimentam de detritos orgânicos que vão sendo acumulados e depositados no fundo dos tanques, como fezes e outros resíduos. Piauçu e Curimbatá são espécies detritívoras.

- Peixes onívoros

Podem alimentar-se tanto de alimentos de origem vegetal, quanto animal, quanto dos dois, como o Tambacu e o Pacu.

- Peixes carnívoros

Esses peixes comem animais de maior porte, como é o caso de insetos, crustáceos, anfíbios e cobras e até outros peixes. Tucanarés e Dourado são peixes carnívoros.

- Peixes piscívoros

São “canibais”, pois se alimentam exclusivamente de outros peixes, como é o caso da Traíra e do Jundiá.

 


Conheça os Cursos Online da Área Criação de Peixes – Produção de Alevinos e Como Implantar uma Piscicultura –, da Universidade Online de Viçosa.

Fonte: NutriCon – nutricon.ind.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 01-11-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.