O que é piscicultura?

Atividade é antiga, mas possui visão de futuro

Piscicultura

Estima-se que há 4000 anos a piscicultura já era praticada pelos egípcios, que criavam a tilápia-do-nilo. Em um passado um pouco mais recente que esse, também há registro de que os chineses praticavam a piscicultura, datando de alguns séculos antes da nossa era, o que faz com que essa atividade tenha importância histórica.

Giovanni Resende, professor do Curso a Distância CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, reconhece que, além da importância histórica, a piscicultura também é uma atividade de importância futura, informando que o peixe é a carne do futuro, pois as pessoas têm percebido, cada vez mais, a qualidade deste alimento e seus benefícios para a saúde. Além disso, existe grande mercado para o pescado no Brasil, transformando-se em um promissor negócio. 

Mas, afinal, o que é a piscicultura?

Em uma definição objetiva, a piscicultura consiste na criação de peixes, principalmente os de água doce. Em nosso país, grande parte dessa atividade é realizada em fazendas que possuem açudes ou represas, propriedades rurais comuns.

É uma atividade relativamente simples e vantajosa, pois há a utilização de pouca mão de obra e ainda permite o desenvolvimento de outras atividades na propriedade, como agricultura e pecuária, com medidas que podem ser integradoras e benéficas para todas essas atividades, proporcionando mais lucros ao produtor rural.

Algumas espécies são as responsáveis pelo grande desenvolvimento da piscicultura em nosso país, como é o caso da tilápia, que é ideal para açudes e represas e é muito cultivada em todo o Brasil.

Ainda, criar tilápias é um bom negócio pela facilidade de manejo, curto ciclo, baixo custo de produção e grande aceitação no mercado, tendo sua carne muito apreciada e bastante consumida no mundo todo.

Quais são as vantagens da piscicultura?

- A criação de peixes dá mais resultado que a criação de outros animais;

- O ramo da piscicultura é apontado como promissor, dado a riqueza hídrica e o mercado consumidor;

- O consumo de peixes no país é crescente;

- A produção nacional é insuficiente para atender à demanda do próprio país;

- Os impactos ambientais causados são mínimos;

Alguns números da piscicultura no Brasil

Em 2017, foram produzidas mais de 691 mil toneladas de peixe, com a maior parte produzida no estado do Paraná (112 mil). A região sul foi a maior produtora, seguida da região norte, centro-oeste, sudeste e nordeste. Mais da metade de todo o peixe produzido concentra-se em cinco estados: Paraná, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina.

 


Conheça os Cursos a Distância elaborados pelo CPT, da Área Piscicultura: Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura; Criação de Tilápias; Criação de Tilápias em Tanques-rede.

Fontes: Colpani – grupoaguasclaras.com.br
Aquaculture Brasil – aquaculturebrasil.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 04-12-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.