Dicas para a criação de alevinos

Os alevinos são considerados o futuro da piscicultura e sua criação deve ser cuidadosa

Peixes - imagem meramente ilustrativa

Manuel Braz, um dos professores do Curso CPT Produção de Alevinos, informa que investir na produção de alevinos tem sido a aposta de muitos criadores pelo Brasil. Como consequência, a alevinagem tem crescido a cada ano e garantido lucro aos piscicultores, quando a criação é feita de forma cuidadosa.

Se você deseja ter um bom “final”, então deve pensar no começo. Essa expressão serve para retratar bem a importância da alevinagem para a piscicultura. Afinal, os alevinos são os “bebês” dos peixes, que devem ser criados com todo o cuidado para produzir peixes sadios e valorizados pelo mercado.

O que são alevinos?

Após a eclosão dos ovos, surgem as larvas, que, logo depois, se transformam em alevinos e passam a se alimentar no ambiente externo. É preciso tomar todos os cuidados possíveis nessa fase, pois é nela em que os peixes se desenvolvem amplamente e, por isso, precisam de acompanhamento constante.

A nutrição deve ser feita de forma correta para que a evolução corporal dos peixes seja satisfatória. Na alevinagem, pode haver grande mortalidade dos peixes por não conseguirem se adaptar ao ambiente em que estão.

A ração oferecida aos alevinos deve ser rica em proteína e energia, o que acelera o crescimento deles. Ainda sobre a alimentação, vale ressaltar que o aparelho digestivo também está se desenvolvendo. Logo, recomenda-se oferecer pouca quantidade de comida várias vezes ao dia, para tornar os peixes mais ativos.

São considerados o futuro de toda a piscicultura e, por isso, precisam ter boa genética e serem manejados da melhor forma possível, em um ambiente que saudável e que favoreça o seu crescimento.

Fique atento aos detalhes

- Foque na qualidade do alimento oferecido, pois alevinos são muito sensíveis;
- Oferecer alimentação inadequada pode comprometer todo o plantel;
- Rações que sejam deficientes de nutrientes podem promover problemas no crescimento dos alevinos;
- Não há muito tempo para errar: alimentação inadequada pode provocar rápida mortalidade dos peixes.

Espécies

Para a produção de alevinos, criadores podem escolher dentes as várias espécies de peixe, sejam peixes que fornecem carne, como a tilápia, pacu, tambaqui, peixes ornamentais e até peixes de clima frio ou temperado, como a truta.

Temperatura do tanque

Fique atento! Peixes não conseguem regular a sua temperatura corporal assim como os mamíferos. Logo, a temperatura dos tanques é imprescindível para criá-los. Tanques com temperaturas além ou abaixo da considerada ideal também prejudicam o desenvolvimento dos peixes e, inclusive, podem interrompê-lo. Além da temperatura, cheque o pH da água e quantidade de oxigênio dissolvido para não dificultar o desenvolvimento dos alevinos.

 

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Produção de Alevinos
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Colpani – grupoaguasclaras.com.br
por Renato Rodrigues

 

Renato Rodrigues 31-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.