Descubra o tempo de produção de alguns peixes

Cada espécie possui tempo de produção diferente e pode ser criada com finalidade específica

Peixe produzido

O processo de criação de peixes vai muito além de possuir um tanque com alguns indivíduos e alimentá-los regularmente. É preciso entender que há diferentes fases, que requerem manejos diferenciados. Ainda, cada espécie criada possui características de criação e tempo de produção diferentes uma da outra.

Giovanni Resende, professor do Curso a Distância CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, ressalta que é imprescindível pensar também em técnicas de criação para que se possa produzir peixes de qualidade e que sejam valorizados no mercado e garantam o lucro ao piscicultor.

De forma simplificada, entenda as fases da criação de peixes: a criação começa na reprodução para que se produzam os ovos para incubação. Após a eclosão deles, começa a larvicultura. Seguindo, há a alevinagem, que consiste na produção de filhotes de peixes. Passada a alevinagem, inicia-se a recria. No primeiro momento da recria, há a produção de juvenis, seguida da engorda, quando há o desenvolvimento, crescimento e engorda, com o objetivo de deixa-los prontos para o mercado.

Após entender essas fases, confira a seguir o tempo de produção de algumas espécies de peixes:

Tilápia

A tilápia é a espécie mais criada no país, pois é um peixe com boas taxas de crescimento e tempo de criação mais breve. É uma das melhores espécies para a criação em água doce. A engorda varia, em nosso país, de 4 a 11 meses, de acordo com as condições do local onde elas são criadas. É uma espécie muito consumida e, por consequência, muito aceita no mercado. Juntas a outras espécies, principalmente se forem menores, podem apresentar comportamento agressivo.

Peixes redondos

Espécies como o Tambaqui, o Pacu e o Pirapitinga são conhecidas como peixes redondos. São ideais para o clima tropical e possuem hábito alimentar onívoro, isto é, se alimenta tanto de vegetais, quanto de animais. São espécies nativas da Bacia Amazônica. A vantagem na criação é que eles são precoces, tolerantes ao manejo e rústicas. São comercializadas quando atingem de 1kg a 3kg.

Carpa

A carpa pode ser criada de várias formas, como tanques ou açudes. São várias as espécies de carpa que podem ser criadas. Com aproximadamente 1 ano já atingem 1,5kg. Outro aspecto positivo é que esses peixes costumam viver bastante, aproximadamente 40 anos.

Piau

A característica principal do Piau é o crescimento rápido no primeiro ano e nos 6 meses após. Pode ser criado com objetivos ornamentais, alimentícios ou recreativos, como a pesca esportiva. Também são peixes onívoros e a sua reprodução é feita a partir de induções hormonais.

Bagre Africano

O principal objetivo da criação do Bagre Africano é a aquicultura. É um peixe carnívoro e, por isso, é visto como um peixe predatório. Apresentam um comportamento peculiar: geralmente, costumam tentar “fugir” à noite, o que torna recomendável “tampá-los” no período noturno para evitar que isso aconteça. 12 meses é o tempo aproximado até que ele possa atingir a maturidade sexual, com pico reprodutivo aos 3 anos.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da área Piscicultura:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Criação de Tilápias

Fonte: Blog Loja Sansuy – lojasansuyblog.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 01-02-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.