Criação de peixes orgânicos: é possível?

A criação orgânica de peixes garante um produto mais saudável e com mais qualidade

Criação de peixes - imagem ilustrativa

Giovanni Resende, professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, destaca que há novas formas de cultivo de peixes ganhando espaço tanto no cenário nacional, quanto no mundial, o que leva os piscicultores a repensar sua forma de cultivo ou a adaptá-la às inovações.

A criação de peixes é uma atividade que exige muito do meio ambiente e que pode causar um impacto ambiental grande. Contudo, há um sistema alternativo de aquicultura que propõe benefícios para o meio ambiente, ao mesmo tempo que beneficia o produtor, como é o caso da piscicultura orgânica.

Além do meio ambiente e dos produtores, a criação de peixes orgânicos também garante um alimento com mais qualidade para os consumidores que, com o passar dos anos, estão cada vez mais exigentes e preocupados com a sua saúde, aceitando pagar a mais por produtos comprovadamente de qualidade.

Devo investir na criação de peixes orgânicos?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é uma criação orgânica de peixes: é necessário que os organismos aquáticos sejam criados em águas limpas, livres de poluentes e de contaminantes, e que recebam alimentos naturais ou uma ração orgânica para que a criação seja classificada como tal.

Hoje, a agricultura já faz uso em larga escala das técnicas orgânicas de cultivo e já possui um marcado consumidor amplo e que agrega valor aos produtos com selo orgânico. A qualidade da carne – que é maior – e a preocupação com o meio ambiente e com os peixes são os principais fatores pelos quais as pessoas têm tido mais interesse pelos peixes cultivados organicamente.

Vantagens da criação de peixes orgânicos

- Qualidade da carne

Naturalmente, a carne de peixe é extremamente saudável e considerada a “carne do futuro”, por muitos especialistas. Entretanto, quando criados em sistemas comuns, os peixes passam por estresse diariamente, seja com o manejo, seja com o transporte, por exemplo, o que acaba influenciando negativamente na qualidade do produto que chega às prateleiras dos supermercados. Ao aderir ao sistema orgânico, a qualidade, que já era superior, se torna ainda maior.

- Biodiversidade

O respeito à biodiversidade é um dos “legados” do cultivo orgânico, pois, para investir nesse tipo de piscicultura, os criadores precisam tomar cuidados com a fauna e a flora presentes no local de criação, caso o contrário, não conseguirão o selo orgânico. Os tanques e os insumos utilizados na criação, também devem ser escolhidos para não prejudicar o ecossistema local. Há, também, a preservação das espécies.

- Meio ambiente

Como mencionado, os impactos ambientais são reduzidos com a criação orgânica de peixes. O fornecimento de uma alimentação mais natural contribui para a preservação do solo e das águas do subsolo, garantindo uma produção mais consciente.

Cultivo orgânico de peixes

Toda a criação orgânica é pensada para promover o equilíbrio do ecossistema da região, utilizando-se boas práticas de uso saudável do solo, da água e do ar. Ainda, além de garantir um alimento mais saudável aos consumidores, o cultivo orgânico de peixes preserva também a saúde dos trabalhadores rurais envolvidos no processo.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Produção de Alevinos

Fonte: Blog Sansuy – blog.sansuy.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 01-03-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.