Você sabe o que é nutrição de precisão?

O conceito de nutrição de precisão vem ganhando atenção nos últimos anos, ancorado à busca de sistemas de produção sustentáveis e rentáveis

Você sabe o que é nutrição de precisão?

Aumentar a precisão da formulação de dietas permite a otimização do aproveitamento dos nutrientes, atendendo à exigência dos animais, com desperdícios minimizados.

Porém, para colocar esse preceito em prática, é necessário conhecer com mínima margem de erro as exigências do animal, a quantidade de nutrientes fornecidos e realmente ingeridos, além de controlar as variações na composição dos alimentos e homogeneidade de mistura.

Atender a esses requisitos não é tarefa fácil, uma vez que a dieta formulada, na maioria das vezes, difere da dieta consumida.

Como, então, descobrir se o que o animal realmente consumiu foi adequado para suprir suas exigências sem desperdício de nutrientes?

A suplementação vitamínica é necessária em estratégias de produção intensiva, visto que sua carência dietética resulta em queda no desempenho dos animais em todas as fases do ciclo de cultivo.

Além disso, os valores de requerimentos vitamínicos para peixes estão determinados para poucas espécies, mesmo dentre aquelas comerciais.

Por essas razões, boa parte dos valores de requerimentos considerados para muitas vitaminas e minerais estão muito extrapolados (superestimados).

Existem evidências de que os minerais absorvidos da água não são suficientes para satisfazer a exigência total do indivíduo, sendo necessário suplementá-los com dieta balanceada.

Fatores extrínsecos à dieta também podem interferir no aproveitamento dos nutrientes e, portanto, deveriam ser considerados na formulação e no balanceamento das rações.

 

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura
Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 26-07-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.