Quando se vai montar uma piscicultura, deve-se ter em mente que a escolha do local é muito importante para o sucesso da produção.
Qualquer tipo de interferência externa vai afetar o comportamento e, principalmente, o consumo dos peixes. Por isso, no momento de escolher o local para a instalação da piscicultura, devem ser averiguadas algumas situações.
1. Evitar locais onde tenham árvores de grande porte, que podem, numa situação de tempestade com ventos, cair e causar um prejuízo grande na estrutura, ocasionando perdas.
2. Evitar locais onde possam ocorrer deslizamento de terras, processo erosivo, deslizamento de pedras, regiões mais montanhosas. São situações que não se tem o controle, mas podem ser previstas.
3. Evitar locais onde não se possa instalar uma unidade de proteção isolada para evitar a entrada de animais e de pessoas estranhas. Essas situações estressam os peixes e também constitui uma questão sanitária.
4. Evitar colocar os tanques onde tenham árvores que caem folhas porque podem cair na água e entupir o sistema. Ficar a todo o momento retirando folhas dos tanques também estressam os peixes.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura
Por Daniela Guimarães.