Tilápia brasileira: é possível conquistar o mercado mundial?

A espécie domina mais da metade de toda a produção piscicultura em nosso país

Tilápia

Manuel Vazquez Júnior, professor do Curso CPT Criação de Tilápias, destaca que a piscicultura é uma atividade que vem crescendo no mundo inteiro, sendo a carne de tilápia muito apreciada. Este peixe é muito consumido em todo o mundo e, principalmente, no mercado norte-americano, onde há maciça importação de filés de tilápia sem, contudo, atender a sua demanda.

Peixe mais criado no Brasil, a tilápia representa mais da metade de toda a produção piscicultora em nosso país. E as perspectivas de crescimento são ainda maiores, pois o mercado e a produção estão aquecidos.

A partir de dados da Associação Brasileira de Piscicultura – PeixeBr, a tilápia é a maior responsável pelo crescimento da piscicultura no país, com produção 4,5% superior à do ano passado em comparação ao anterior, produzindo mais de 720 mil toneladas e promovendo um faturamento acima dos R$ 5 bilhões.

A região Sul, maior produtora desse peixe, manteve sua soberania e, ainda, aumentou em aproximadamente 11% sua produção. Sudeste e Nordeste também produziram mais: 7,6% e 20,6%, respectivamente. Foi registrada queda nas regiões Norte e Centro-Oeste, de 7% e 7,8% respectivamente.

Nosso país ainda se mantém como o 4º maior produtor da espécie, perdendo apenas para China, Egito e Indonésia. O presidente da Associação, porém, pondera que, apesar de um ano cheio de incertezas, problemas políticos e a greves, esses índices podem ser considerados como bons.

Crescimento superior

O crescimento na produção de tilápias aqui no Brasil vem superando as taxas mundiais, com o Paraná sendo ainda o maior estado produtor. Esse peixe é muito consumido em todo o mundo e nosso país já exporta para alguns países, mas a exportação pode ser ainda maior.

Retrospecto positivo

Entre os anos de 2005 e 2015 a produção de tilápia apresentou um salto de 223% de crescimento, graças à modernização e intensificação da produção em diferentes tipos de tanques. Ainda, a espécie apresenta como vantagens que facilitam a sua criação a rusticidade, a versatilidade para os diferentes sistemas de produção, as grandes demandas pelo produto e o bom resultado obtido em cultivos intensivos.

Potencial Brasileiro

Por possuir condições climáticas privilegiadas, nosso país possui enorme potencial para alavancar os índices de sua produção piscicultora, potencial esse que ainda é pouco explorado. A FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – aponta que nosso consumo médio anual de peixe ainda é inferior à média mundial: são 10kg/habitante aqui em nosso país, contra 20kg/habitante no mundo.

Projeções

De acordo com a PeixeBR, há expectativa para crescimento de 10% na produção agora em 2019, em relação ao ano de 2018. A associação acredita quem um conjunto de fatores pode ser positivo para potencializar nosso mercado externo, além de recuperar o mercado perdido nas regiões Norte e Centro-Oeste.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Tilápias
Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Criação de Tilápias em Tanques-rede

Fontes: Sistema Ocepar – paranacooperativo.coop.br
Globo Rural – revistagloborural.globo.com
Embrapa – embrapa.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 22-10-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.