Qual tanque escolher para o sistema de aquaponia?

Os detalhes construtivos em relação ao cultivo de peixes para a aquaponia são semelhantes aos da criação de peixes no sistema de recirculação de água

Qual tanque escolher para o sistema de aquaponia?

Os detalhes construtivos em relação ao cultivo de peixes para a aquaponia são semelhantes aos da criação de peixes no sistema de recirculação de água, já que as exigências técnicas são as mesmas.

Os tanques podem ser feitos de lona e tela estrutural, ou de ferrocimento, dentre outros. Mas, devem ser, de preferência, circulares, com fluxo rotativo da água ao redor do tanque, para centralizar os resíduos no meio deste tanque.

A água deve ser retirada sempre do fundo para garantir que os resíduos sejam levados juntamente com a água e direcionados ao decantador e biofiltro.

As diferenças entre os sistemas de aquaponia e de fluxo contínuo estão justamente nas estruturas anexas posteriores ao cultivo de peixes, como o decantador, os biofiltros, o desgaseificador, cultivo hidropônico etc., que possibilitam a recirculação da água. O próprio sistema aquapônico pode ter atribuição de filtro biológico, pois o sistema rizosférico das plantas promove maior fixação da microbiota e também maximiza a absorção de macro e micronutrientes do efluente.

Contudo, os tanques suspensos (tanques-lona) são mais apropriados pelo fato de facilitar o manejo e a instalação. Além disso, se apresentam como estruturas móveis que podem ser mudadas de lugar em caso de mudança de local, ampliação ou mesmo o aluguel de uma outra propriedade, por exemplo. Tudo isso, traz vantagens e influenciam no seu custo benefício.

Em casos de sistemas de baixo volume, como os utilizados para fases de alevinagem, quarentenas, cultivo de espécies ornamentais, módulos domésticos tipo hobby, ou ainda para unidades de pesquisa ou didáticas, em escolas e universidades, pode-se ainda utilizar caixas d’água de polietileno. Essas caixas são mais resistentes ao impacto quando relacionado às caixas de fibra de vidro, sendo mais fáceis de serem manuseadas e instaladas, além de apresentarem maior vida útil.

 

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo: 


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.

Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 29-09-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.