A área escolhida para instalação dos tanques-rede deverá ser numa região bem aberta com boa luminosidade e boa ventilação.
Já as áreas propícias à instalação de viveiros (tanques escavados), devem também possuir inclinação suave ou plana, fonte de água de qualidade; áreas de vegetação preservadas (RL, APP), acessos, rede elétrica etc.
Essas condições promovem melhor ação de ventos, permitindo maior troca gasosa e fornecimento de oxigênio para os peixes. Além disso, é muito importante que haja troca d’água contínua do interior dos tanques-rede, o que é imprescindível para o arraste de impurezas e o bom desempenho dos peixes nesses sistemas.
Quando a área recebe uma grande luminosidade durante todo o dia, isso faz com que os peixes se alimentem melhor, em razão da estimulação visual e da relação com a temperatura da água.
Em consequência, eles crescem mais. A luminosidade no sistema também tem reflexo sobre aspectos reprodutivos da maioria das espécies de interesse comercial.
Com a presença de morros muito inclinados, o sol irá se esconder mais cedo, diminuindo o tempo em que os tanques estarão sob o sol. E, consequentemente, haverá menor produção de peixes.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura
Por Daniela Guimarães