Quais motivos justificam que o consumo de peixes é benéfico à saúde humana?

O consumo regular de carne de peixe promove benefícios às gestantes, aos adultos e até às crianças

Filé de peixe - imagem ilustrativa

O professor do Curso CPT Técnicas de Processamento de Peixes, Giovanni Resende de Oliveira, destaca que a carne de peixe é uma das mais saudáveis a que temos acesso e, diante do notável crescimento da busca por uma forma de vida mais saudável, a criação de pescado tem despontado como uma excelente oportunidade empreendedora.

A FAO – Organização das Nações Unidas para a Fome – recomenda que, por ano, cada pessoa consuma pelo menos 12kg de peixe, o que coloca o Brasil em uma posição não tão favorável: enquanto a média mundial é de 20kg por pessoa, a brasileira é de 9,5kg. Nesse contexto, o cultivo de peixes se justifica como um negócio lucrativo devido às vantagens que o consumo dessa carne pode oferecer.

E, em relação ao consumo, ainda que percebamos um aumento significativo da procura de pescado próximo a datas comemorativas, o diário precisa ser aumentado. Inserida nesse aspecto, a seguir, apresentamos alguns motivos pelos quais se deve adotar o consumo regular dessa proteína:

Nutrição

Classificada como carne branca, a carne de peixe é fonte de vitaminas e nutrientes considerados essenciais para o organismo humano. E, além desses, também é rico em substâncias como é o ômega 3, presente em algumas espécies em maior quantidade e que favorece a memória.

Prevenção

Estudos demonstram que a ingestão de pescado regularmente promove benefícios à prevenção de algumas doenças. Por exemplo, há redução no risco de doenças cardíacas e de ocorrência do AVC.

Gestantes e lactantes

Os benefícios do consumo regular de peixe também contemplam as grávidas e mulheres que amamentam, especialmente por ele auxiliar no desenvolvimento de órgãos dos bebês, como o cérebro e os olhos.

Depressão

A depressão é considerada um dos grandes problemas do século XXI, mas o seu tratamento pode ser potencializado com carne de peixe, uma vez que, em sua composição, ela apresenta algumas substâncias capazes de aumentar a eficácia dos antidepressivos.

Crianças e adultos

Para as crianças, os benefícios estão no óleo de peixe que, quando consumido, atua na redução dos riscos de desenvolvimento de diabetes do tipo 1. Ainda, em adultos, reduz os riscos de desenvolvimento doenças autoimunes.

Visão

Com a diminuição da degeneração macular, os riscos de perda de visão são minimizados, acarretando benefícios para a visão.

Sono

Mulheres com dificuldade em dormir ou com problemas de sono conseguem amenizar esse problema consumindo peixe, uma vez que o consumo habitual proporciona a elas uma noite de sono melhor.

Doenças degenerativas

No que diz respeito às doenças degenerativas, que costumam acometer principalmente os idosos, é possível apontar a necessidade de se ingerir peixe, pois ele atua como auxiliador no tratamento dessas enfermidades.

Versatilidade

Além dos aspectos relacionados à saúde, ressalta-se também a versatilidade desse ingrediente. Apresenta sabor único, facilidade no preparo e combinações variadas com outros alimentos. Na culinária, é considerado um ingrediente importante.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Técnicas de Processamento de Peixes
Processamento Artesanal de Pescado
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fonte: Colpani – grupoaguasclaras.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-06-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.