Produção de tilápia está em alta; saiba como entrar na atividade

Tilápia é, atualmente, uma das espécies de peixe mais populares para criação em cativeiro no Brasil

Tilápia

Investir na produção certa é um dos desafios de quem quer aumentar os lucros. O mercado de compra das tilápias está em alta e tem previsão de crescimento, o que torna a espécie uma excelente escolha para produção e aumento da lucratividade. Além disso, a espécie é uma das mais consumidas entre os brasileiros.

O professor Giovanni Resende de Oliveira, do Curso a Distância CPT Produção de Tilápias em Tanques Escavados, afirma que produzir tilápia é um diferencial atualmente, dada a popularidade da espécie e a projeção do mercado.

Produzir tilápias pode ser muito lucrativo, embora a atividade também envolva alguns processos burocráticos. Contudo, os produtores que conseguem realizar a atividade estão satisfeitos com os resultados obtidos. A tilápia é, hoje, uma das espécies de peixe mais produzidas no Brasil.

Veja a seguir algumas informações importantes para entrar no mercado da criação de tilápias:

O processo burocrático para a produção de tilápias

Para conseguir realizar o negócio de maneira legal, é preciso enviar alguns documentos para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, os quais são repassados à Marinha e para a Secretaria do Patrimônio da União e Instituto do Meio Ambiente, os quais farão as análises.

Após a aprovação dos trâmites, a Agência Nacional de Águas determina a outorga ou não da produção. Caso outorgada, são obtidas as licenças e o processo passa a correr junto aos órgãos estaduais de cada estado do Brasil.

No estado de São Paulo, por exemplo, as licenças obtidas permitem ao produtor a criação de tilápias durante um período de 20 anos, o que se altera em relação às outras unidades federativas brasileiras.

Vantagens da piscicultura

A piscicultura se destaca das demais produções por ter se fortalecido como uma solução de proteínas de maneira sustentável, diferindo-se da pesca extrativista e da produção de outros tipos de carne.

Custo da produção

O custo de produção da tilápia está em torno de R$4,00 o quilo. Para melhorar os custos de produção e aumentar a lucratividade, é interessante realizar melhora no manejo e também na genética dos espécimes produzidos.

Estabilidade no mercado

Apesar de toda a burocracia para se produzir tilápias e do custo de produção que não é tão baixo, a produção de tilápia continua se desenvolvendo no Brasil. Apenas no ano de 2016, foram produzidos 640 mil toneladas de pescado a partir da piscicultura, dos quais 59% do volume são de tilápias, o que evidencia o diferencial da espécie e sua popularidade entre os brasileiros.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:

Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Produção de Tilápias em Tanques-rede
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Canal Rural – Canalrural.com.br
Por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.