Principais tipos de peixes para aquários

Os peixes criados em aquário podem ser tanto de água doce, quanto de água salgada

Escolhendo o peixe

O peixe é um animal de estimação muito comum em nosso país, ocupando a terceira posição no ranking de animais domésticos. E, ter um aquário em casa significa ter vida. Qualquer ambiente fica mais completo com um aquário cheio de peixes, que precisam ser criados de acordo com as necessidades ideais para cada espécie.

O professor do Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes, Giovanni Resende explica que, muito mais do que oferecer um aquário bonito, é necessário água de qualidade, alimentação correta, entre outros pontos essenciais para cada espécie criada.

Assim como outras espécies de animais, os peixes possuem particularidades em sua criação. Alguns são mais “sociáveis” e convivem com outras espécies, ao passo que outros preferem viver sozinhos. Além disso, algumas espécies são carnívoras e, ainda que apresentem convívio pacífico, podem se alimentar de outros peixes, diminuindo a vida existente em seu aquário.

Quais tipos de peixes posso criar?

É possível criar peixes que são de duas origens: água doce e água salgada. Por conta disso, obviamente, peixes das diferentes origens necessitam de lugares diferentes, como o pH da água adequado. Ainda, a temperatura da água também deve estar de acordo, para que o peixe não sofra com doenças e viva em um ambiente desconfortável.

Antes de decidir a espécie, ressaltamos que os peixes de água doce são de criação mais oportuna, uma vez que a manutenção do aquário é mais simples e os peixes são mais fáceis de cuidar. Apresentamos a seguir algumas espécies que poderão ser criadas por você, menos territorialistas e que conseguem viver em harmonia com outros peixes.

Peixes de água doce

Peixe dourado

Também conhecido como Gold Fish, é uma das espécies de água doce mais famosas e criadas. Convive pacificamente com outros e precisa de uma temperatura entre 18°C e 25°C. Comem muito e, por consequência, também produzem muitas fezes, sendo essencial higienizar o aquário por completo com mais frequência.

Neon chinês

Não é tão indicado para ser criado sozinho, uma vez que vive melhor em grupo. Prefere a parte de cima do aquário e resiste a águas frias, com temperatura mínima de 15°C. Em grupo, se mostra mais colorido e saudável.

Betta

Talvez o peixe mais conhecido, esse é mais ideal para a criação mais isolada. Não podem conviver com outros machos, enquanto as fêmeas são mais tolerantes. Com cores mais elegantes, é preciso ter cuidado com as barbatanas, que costumam ser engolidas por outros bichos.

Peixes de água salgada

Peixe palhaço

Popularizado pelo filme “Procurando Nemo”, o peixe palhaço é um dos mais conhecidos, com listras brancas e laranjas. É adaptável a várias condições e são mais indicados para pessoas que estão iniciando a criação.

Coral beauty

Com cores vibrantes, o Coral beauty é mais adequado para aquários grandes, com mais de 260 litros. Gosta muito de algas marinhas e, negando o seu nome, esse tipo de peixe não se dá bem com os corais.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Criação de Peixes:

Nutrição e Alimentação de Peixes
Produção de Alevinos
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fonte: Blog Petz – petz.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 15-02-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.