Preparação dos viveiros de peixes

Investir na preparação dos viveiros é uma das etapas mais importantes da criação de peixes

 

Investir na preparação dos viveiros é uma das etapas mais importantes da criação de peixes

 

Um bom manejo, aliado a uma boa qualidade genética dos alevinos é o que faz o sucesso de uma criação.

"Para iniciar a preparação dos viveiros é necessário primeiramente de um tanque e o esvaziá-lo. Quando o tanque é esvaziado ou quando se vai enchê-lo pela primeira vez, é muito importante deixá-lo de repouso por, mais ou menos, uma semana, para que ocorra a desinfecção natural pela ação do sol", explica o professor Giovanni Resende de Oliveira do Curso Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura

- A calagem é a melhor forma de melhorar a qualidade da água nos viveiros de piscicultura em solos ácidos. Como o calcário é rico em carbonato de cálcio, que é uma substância básica, vai neutralizar a acidez do solo e da água de cultivo. Todo esse procedimento de calagem e fertilização se dá para a recepção de alevinos de espécies filtradoras.


- A gradagem é o revolvimento da terra do fundo do tanque com a utilização do arado. A gradagem pode ser feita logo após a aplicação do calcário para incorporá-lo à terra do fundo do tanque. Essa gradagem vai destorroar e incorporar terra nova ao fundo, arejar o perfil do solo, aumentar a degradação de matéria orgânica, mineralizar nutrientes e disponibilizá-los nas camadas mais superficiais.


- A adubação tem por finalidade principal gerar alimento vivo para a criação de peixes filtradores na fase de recria. Isso porque os peixes adultos não aproveitam tão bem o alimento vivo quando são estocados em maiores densidades. E, no caso de criar peixes carnívoros, não é preciso adubar, pois eles não se alimentam de plâncton em nenhuma fase de crescimento.


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.

Por Anna Luiza Mariquito.

Anna Luiza Mariquito Resende 23-03-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.