Posso captar a água da chuva para utilização na piscicultura? Com certeza!

O reaproveitamento da água da chuva na piscicultura é uma opção econômica, sustentável e facilitadora

Água da chuva - imagem ilustrativa

O professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS,  Giovanni Resende de Oliveira, destaca que a utilização de água pela piscicultura pode ser otimizada, que é exatamente o que acontece quando se capta água da chuva e se direciona a água captada para a criação de peixes.

A montagem de um sistema de captação de água da chuva, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é algo totalmente utópico. É possível construir uma opção econômica e sustentável para facilitar a vida dos piscicultores e para criar as diversas espécies de peixes com menor exploração dos recursos naturais.

Por que é vantajoso captar água da chuva?

Durante a criação de peixes, a utilização de água é, obviamente, indispensável. Nesse contexto, cada piscicultor possui uma necessidade diferente, a depender da espécie escolhida e/ou do tamanho da sua criação. E, como consequência, quanto maior for o porte da atividade, maior será a alimentação dos peixes e maior será a quantidade de dejetos na água, o que ocasiona maior necessidade de troca da água.

Devido a isso, a utilização de água captada da chuva se destaca como uma opção simples, mas eficiente para evitar desperdícios e para preservar também o meio ambiente, com a utilização de um recurso que é acessível e renovável.

Benefícios da captação de água da chuva

- Menos trabalho

Quando a captação de água é feita em outros reservatórios – artificiais ou naturais –, os criadores têm o trabalho de transferi-la até a sua piscicultura, o que acaba gerando mais custos e mais trabalho. E, com a água da chuva reservada, todo esse trabalho pode ser evitado.

- Economia

Com certeza um dos principais benefícios que essa prática proporciona é a economia de custos em várias etapas da criação de peixes, desde o relatado acima até a troca de água dos tanques, que costumam ser feitas a partir de processos custosos.

- Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade é totalmente importante atualmente e está relacionado ao nosso futuro e dos nossos filhos e netos. Como a piscicultura explora os recursos naturais de forma intensa, que têm deixado de ser renováveis. Logo, a água das chuvas é uma opção renovável e sustentável, consumindo água de forma responsável.

- Proteção

Em regiões específicas, as criações costumam ser castigadas com as secas intensas, transformando os piscicultores em dependentes das mudanças climáticas. Para esses casos, a água reservada pode servir até para essas épocas de estiagem, evitando que o piscicultor tenha sua produtividade reduzida.

 

Como captar a água da chuva para utilização na piscicultura?

- Planejamento

 

A instalação de um sistema de captação de água da chuva, como mencionado, não é um bicho de sete cabeças. O primeiro passo consiste no planejamento de todo o sistema, avaliando também o terreno e todos os outros detalhes que cercam a utilização dessa água. O tamanho do tanque destinado à captação variará de acordo com a necessidade de cada criação.

Algumas estruturas, além dos tanques, são necessárias para o funcionamento otimizado de todo o sistema e o cuidado deve ser direcionado também para evitar a infiltração e consequente perda da água captada.

- Tanques

Há uma boa variedade de tanques disponíveis no mercado para captar a água da chuva. É trabalho do piscicultor, junto a um profissional que entenda do assunto, avaliar, de acordo com as características, qual apresenta melhor custo-benefício para a sua atividade. Fique atento! Errar na escolha pode comprometer todo o investimento.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Blog Sansuy – blog.sansuy.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 03-08-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.