Por que se deve monitorar a água da piscicultura?

O piscicultor precisa avaliar a qualidade da água antes, durante e depois (efluentes) do seu uso na piscicultura

Por que se deve monitorar a água da piscicultura?

O monitoramento e controle das características físico-químicas e microbiológicas da água são procedimentos importantes para garantir a produtividade nas diferentes estratégias de cultivo comercial de peixes.

Um aspecto importante a que o piscicultor deve ficar atento refere-se à quantidade e qualidade da água de que a sua piscicultura necessita.

Mas, tão importante quanto a vazão de água, a qualidade da mesma também merece ser controlada. Quanto a esse aspecto, a água utilizada no cultivo dos peixes deve ser limpa, ou seja, livre de qualquer tipo de poluente.

Na piscicultura, é necessário que a água utilizada nos viveiros tenha a qualidade exigida para essa atividade que, além de influenciar no crescimento dos peixes, também determina a sobrevivência dos mesmos.

Assim, acompanhar a qualidade da água é necessário, para evitar que ocorra o enfraquecimento e a morte dos peixes e, também, para que o piscicultor possa realizar o manejo adequado do sistema de criação, fazendo melhor utilização da própria água, controle da alimentação, comportamento dos animais, dentre outros.

 

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura
Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 13-07-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.