Peixes ornamentais: conheça o peixe betta

Peixe ornamental popular, o Betta chama a atenção pelas suas cores

Peixe betta

Todo mundo já teve ou pelo menos conhece alguém que já teve aquele peixinho brilhante, geralmente vermelho ou azul de aquário, não é mesmo? Provavelmente esse peixe era da espécie Betta, espécie ornamental que se tornou um animal de estimação por apresentar manejo simplificado.

O professor do Curso a Distância CPT Produção de Peixes Ornamentais, Manuel Vazquez Jr, explica que os peixes ornamentais têm conquistado seu espaço na piscicultura e já somam mais de 700 espécies criadas e comercializadas a nível mundial.

Dotado de cores vivas e brilhantes e nadadeiras chamativas, o peixe Betta se popularizou rapidamente. É um peixe de porte pequeno e movimentos delicados. Ainda, é conhecido por ter “personalidade forte” e ser territorialista, preferindo viver sozinho.

Aparência

De variedade para variedade, os peixes Betta podem apresentar diversos tipos de cauda, como: curta, de véu, dupla, delta e uma cauda coroa, entre outras. Ainda que o vermelho e o azul sejam os mais comuns, é possível encontrar peixes Betta de diversas cores, inclusive alguns com brilho metálico. Naturalmente, encontramos peixes marrons ou verdes.

Aquário

O aquário para a criação de seu Betta precisa ter um tamanho proporcional ao do peixe, além de um filtro, plantas e decorações. A água também deve ser de qualidade e estar sempre limpa, sendo necessário trocá-la regularmente. Sua temperatura ideal varia entre 27°C e 28°C.

Retomando a ideia de que o Betta é um peixe territorialista, recomenda-se criá-lo de forma solitária. Machos juntos brigarão entre si para dominar o território, e também brigarão com outras espécies que se pareçam à Betta. As fêmeas são mais pacíficas, mas também podem apresentar comportamento agressivo. A criação com outros peixes é possível, mas deve ser monitorada para evitar os ataques.

Alimentação

Você provavelmente já ouviu falar que o peixe morre pela boca. Esse velho ditado é válido quando falamos de Betta, uma vez que é preciso tomar cuidado para não oferecer mais alimento do que o necessário.

A frequência de alimentação é discutível, mas estima-se que o peixe deva ser alimentado três vezes ao dia com uma quantidade que o peixe seja capaz de comer em até dois minutos. A alimentação em excesso pode, além de prejudicar o peixe, sujar a água.

A variedade de rações existente para Bettas é grande, cabendo ao criador escolher a que ofereça uma dieta mais balanceada. Rações em flocos, pellets ou alimentos liofilizados e congelados são boas opções.

Inteligência

O peixe Betta ainda desperta a curiosidade e atenção das pessoas por uma característica pouco conhecida: é um peixe muito inteligente! Pode aprender alguns truques, caso seja treinado. Conseguem acompanhar os dedos de um lado para outro no aquário, além de nadarem através de arcos e conseguirem pular. Para treiná-los, usa-se a comida para fazê-lo entender qual comportamento você deseja que ele reproduza. Mas, as sessões devem ser curtas para que o peixe não se estresse e você deve evitar tocá-lo.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:

Produção de Peixes Ornamentais
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Bolg Petz – petz.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 21-08-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.