Peixes de água doce: conheça um raio x das principais espécies no Brasil

A piscicultura em água doce produz grande quantidade de peixes por ano em nosso país

Criação de peixes

Dado que nosso país possui condições favoráveis à expansão da piscicultura mesmo em regiões não litorâneas, a criação de peixes de água doce se torna uma excelente opção para os criadores que desejam investir nesse setor. Ainda, o Brasil possui diversas espécies nativas e que têm destaque no mercado internacional, o que faz com que a expressão “o mar está para peixe” possa ser transformada em “a água doce está para peixe”.

Giovanni Resende, professor do Curso a Distância CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, explica que a diversidade de peixes de água doce em nosso país é grande, fato que oferece aos piscicultores várias possibilidades na hora de iniciar sua criação, de acordo com as condições de que dispõem para cultivo.

É caracterizado como peixe de água doce aquele que é criado em tanques, lagos, açudes e outras estruturas aquáticas não-salgadas. Ainda, nossas condições geográficas também contribuem para a criação de diferentes espécies de peixes.

Confira a seguir um raio X das principais espécies de peixes de água doce criadas em nosso país:

Tilápia

A tilápia também recebe o nome de nilótica e é a espécie mais cultivada em todo o país, dominando o mercado nacional piscicultor.
Origem: africana
Hábito alimentar: a depender da espécie criada, pode ser onívora, herbívora ou fitoplanctófaga
Sistema de cultivo: pode ser cultivada em viveiros escavados, mas a criação em tanques-rede tem ganhado espaço e se tornado a mais utilizada para essa espécie
Aspectos produtivos: é cultivada em 24 dos 27 estados do nosso país. Os peixes dessa espécie são adaptáveis a variações de temperatura e as fêmeas incubam os ovos na boca.

Carpa comum

Utilizadas tanto para a ornamentação quanto para a produção de carpa, as várias espécies de carpa são criadas em várias partes do país.
Origem: chinesa
Hábito alimentar: a depender da espécie criada, pode ser onívora, herbívora ou fitoplanctófaga
Sistema de cultivo: é criada em viveiros escavados, mas também pode ser criada em consórcio a outras espécies ou culturas agrícolas
Aspectos produtivos: O sul e o sudeste são as principais regiões produtoras dessa espécie, que também é muito utilizada na aquariofilia.

Tambacu

Essa espécie é um híbrio, resultado do cruzamento de uma fêmea de tambaqui com um pacho de pacu.
Hábito alimentar: em cultivo, se alimenta de ração balanceada
Sistema de cultivo: ao contrário da tilápia, pode-se utilizar os tanques-rede, mas o viveiro escavado é a forma de cultivo mais utilizada
Aspectos produtivos: é um peixe grande, podendo atingir 80 cm de comprimento e pesar 30 kg. Por ser um híbrido, seu cultivo surpreendeu vários piscicultores na região norte, sul e sudeste, que são as maiores produtoras de tambacu.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar Uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Produção de Alevinos

Fonte: Colpani – grupoaguasclaras.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 05-09-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.