Passo a passo para iniciar uma criação de peixes

Antes de ingressar na piscicultura, é preciso conhecer informações básicas sobre a atividade

Piscicultura

A criação de peixes é uma atividade muito presente em nosso país e importante para a nossa economia. O Brasil é privilegiado no que se refere ao clima e a condições geográficas ideais para a piscicultura, tendo, por isso, grande variedade de peixes criados em todo o seu território.

O professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, Giovanni Resende de Oliveira, destaca que o peixe é a carne do futuro, pois as pessoas têm percebido, cada vez mais, a qualidade deste alimento e seus benefícios para a saúde. Além disso, existe grande mercado para o pescado no Brasil, transformando-se em um promissor negócio.

Porém, essa não é uma atividade fácil e requer bom investimento. É possível criar peixes em pequenas propriedades, mas, ainda assim, é importante realizar um manejo minucioso para garantir bons resultados.

Confira a seguir um passo a passo simplificado para iniciar sua criação de peixes:

Mapeamento

Em primeiro lugar, você precisa mapear todo o local e as condições de onde sua atividade se instalará. O primeiro passo consiste na realização de uma pesquisa de mercado, com o intuito de avaliar quem é seu consumidor, o que ele espera de sua produção, quais são as tendências de consumo, o valor do ticket médio, dentre outros fatores cruciais. Essa pesquisa é fundamental para que sua criação comece com o “pé direito”.

Parcerias

Depois, as parcerias que você firma com fornecedores te ajudarão a garantir a competitividade da sua produção. Além de fornecer todos os insumos necessários e cumprirem com os prazos e compromissos, seus fornecedores também devem possuir bons preços e garantir a qualidade de tudo o que te oferece.

O outro lado

Quase toda atividade possui um concorrente e, com certeza, a sua piscicultura também possuirá. O melhor a se fazer é estudá-lo, observar suas qualidades, preços, pontos positivos e pontos negativos para que você possa projetar melhoras na sua atividade.

Escolhas

Boa parte das criações de peixes é voltada para o comércio de sua carne. Então, você deve escolher a melhor espécie para essa finalidade, que consiga se desenvolver com as condições de que você dispõe e que tenha boa aceitação com o público consumidor. A tilápia, a carpa, o pacu e a merluza estão entre as principais espécies com boas demandas do mercado consumidor.

Manejo

Todas as técnicas utilizadas no manejo são importantes para que a sua atividade seja conduzida da melhor forma possível. Deve-se observar, por exemplo, a saúde dos peixes, alimentação, qualidade da água, forma de cultivo, manejo do tanque, entre outros.

Principais fatores

Existem alguns fatores denominados determinantes para o sucesso de uma piscicultura: localização, topografia, solo e água. A partir de diferentes combinações e variações, a piscicultura consegue se desenvolver satisfatoriamente caso nenhum desses fatores seja negligenciado ou deixado de lado.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia
Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS

Fonte: Novo Negócio Startup – novonegocio.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 09-04-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.