Oportunidades no mercado de pescado

Associada a um envelhecimento mais saudável, a carne de peixe tem consumo expressivo no Brasil

Mercado de pescado

O consumo de pescado é expressivo em nosso país. De acordo com pesquisas, cada brasileiro consome, em média, 9,5kg de pescado ao ano: apesar de expressivo, o número ainda está abaixo do recomendado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Mesmo com esse cenário, o comércio de pescado no Brasil movimenta de R$4 bilhões ao ano.

Ana Dell Isola, uma das professoras do Curso CPT Processamento Artesanal de Pescado, destaca o comércio de pescado no país, ressaltando que a tendência atual da procura por alimentos saudáveis, de baixas calorias, e o aumento crescente do consumo de carne branca colocam o peixe em destaque como detentor da carne ideal.

O mercado, apesar de muito promissor, requer muita atenção dos comerciantes. Já é de conhecimento comum que o peixe é uma carne saudável, mas é preciso destacar os nutrientes naturais dos peixes para estimular o mercado consumidor.

Outra possibilidade é associar o pescado com ingredientes funcionais que os consumidores consigam associar a uma saúde cognitiva, óssea, muscular, cardíaca ou a outros atributos saudáveis do envelhecimento.

Confira a seguir algumas dicas para promover o mercado de pescado:

Atributos de envelhecimento saudável

A visão de todos os consumidores em relação ao pescado já é positiva graças aos benefícios que a carne de peixe possui. Porém, é possível agregar ainda mais valor ao produto e atrair o consumidor de forma mais fácil associando-o com o envelhecimento saudável, apresentando também outros aspectos que ele beneficia, como o cérebro, coração, ossos e músculos, por exemplo.

Conscientização

Além de promover o pescado, também deve-se despertar nos próprios consumidores o estímulo para o consumo dessa carne branca, fazendo com que ele se interesse pela sua saúde, sendo seu principal motivador. Também, é possível mostrar a vantagem do pescado em relação a produtos que não são tão “naturais”.

Benefícios

Talvez um dos maiores benefícios da carne de peixe seja o envelhecimento saudável, fator que pode ser promovido de forma constante. De acordo com pesquisas, os nutrientes presentes na carne de peixe também têm o poder de atuar beneficamente no tratamento de algumas limitações associadas à velhice, como a perda de cognição e de massa muscular, além de deficiências nutricionais.

Instituições do ramo apontam crescente preocupação do consumidor em ter uma vida mais longa e saudável, os quais acreditam que uma dieta equilibrada é o essencial para uma saúde melhor na terceira idade.

Outro ponto a se destacar são os produtos fabricados a partir de elementos extraídos dos peixes, uma vez que há um interesse cada vez maior em suplementos e produtos de beleza, pelo fato de consumidores enxergarem cada vez mais a ligação entre esses produtos e os ingredientes como o óleo de peixe.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Processamento Artesanal de Pescado
Técnicas de Processamento de Peixes
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fonte: Colpani – grupoaguasclaras.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.