O que você precisa saber sobre aquários

Encher o aquário com água da torneira? Não!

Aquário peixes ornamentais

Aquários são geralmente utilizados com a finalidade estética, enfeitando ambientes residenciais e até empresariais. À primeira vista, podem parecer, além de bonito, algo extremamente prático. Porém, muito mais do que conhecimento, é preciso também tempo, dedicação e paixão para montar e cuidar de um.

Manuel Vazquez Júnior, professor do Curso a Distância CPT Produção de Peixes Ornamentais, afirma que o aquário é o espaço onde o peixe passará toda ou a maior parte de sua vida, sendo necessário proporcionar um ambiente propício para uma vida tranquila.

Acima de ser um objeto estético, como dito, o aquário também é a casa dos peixes e, como tal, precisa garantir o bem-estar desses animais e proporcionar condições para que ele consiga viver de forma longeva.

Conheça a seguir algumas informações importantes sobre aquários:

Cada aquário é único

É possível encontrar na internet dicas para realizar a montagem do seu aquário. Mas, lembre-se: cada aquário é único e deve ser montado de acordo com o seu gosto e condições necessárias para os peixes que serão criados. Alguns equipamentos são necessários, mas será preciso adaptar tudo para as espécies que você deseja criar. Também dê atenção à temperatura ideal, pH da água, entre outras.

Nem todo lugar é ideal

Além de conseguir aguentar o peso do aquário e ser estável, o local deverá estar longe de fontes de calor ou de frio, como janelas ou fornos. Identifique o melhor espaço disponível e escolha os peixes que se adaptem a ele (condições de luminosidade, por exemplo).

Choque de convivência

É muito lindo ter um aquário repleto de várias espécies diferentes de peixes. Porém, não são todas as espécies que conseguem conviver. Algumas são mais territorialistas, outras são carnívoras e podem acabar comendo os próprios peixes. Além disso, como já mencionado, cada espécie requer uma temperatura e condições especiais, o que dificulta o atendimento às exigências de todas.

O aquário não será sempre o mesmo

Após definir a temperatura e o pH da água, é preciso que você saiba que isso será alterado com o passar o tempo. Ao tomar um aquário como um ecossistema, nele ocorrem trocas físicas e químicas, que vão proporcionando mudanças constantes na água. Com o tempo será preciso corrigi-las. Condicionadores e limpeza com troca parcial de água podem auxiliar nessa correção.

A água deve ser ideal

É possível, para garantir as condições ideais previstas no item anterior, realizar testes hidrológicos. E, sabendo que a água precisa apresentar níveis específicos, fica implícito que, mesmo para encher ou na hora de realizar a troca de água durante a limpeza, não é qualquer água que pode ser usada, como a da torneira. Prepare-a antes de adicioná-la ao aquário.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Criação de Peixes:

Produção de Peixes Ornamentais
Nutrição e Alimentação de Peixes
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fontes: Blog Petz - petz.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 14-02-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.