O que levar para pescar?

Conheça os principais equipamentos necessários para a prática da pesca esportiva

Pesca

Manuel Braz, um dos professores do Curso CPT Produção de Alevinos, ressalta que a prática da pesca esportiva é expressiva em nosso país, colecionando apaixonados em todos os estados brasileiros. Para muitos, a prática ainda é considerada uma terapia e uma oportunidade para passar um tempo tranquilo.

Há alguns anos, pescar era o hobby preferido de milhares de pessoas. Porém, por mais que esse número que tenha diminuído, o contato do homem com os peixes através da vara de pescar ainda está presente na rotina de muitas pessoas. Mas, para que a pesca seja produtiva, é preciso levar consigo alguns equipamentos que são considerados essenciais. Confira:

Vara

Com certeza esse é o item principal para a pesca. Pode ser fabricada de vários materiais e os modelos disponíveis no mercado variam de acordo com o tipo de pesca a ser realizado. Existem, por exemplo, varas com peno menor, mais resistentes ou mais maleáveis para que o pescador escolha a que se adapte melhor às suas necessidades.

Iniciantes podem utilizar as varas mais simples, feitas com bambu e que são facilmente encontradas em pesque-pagues. Costumam suportar peixes de até 15kg. Para os mais experientes, há varas feitas de carbono, metal, grafite e até de fibra de vidro.

Carretilhas e molinetes

Os molinetes funcionam como um apoio para a pesca, pois enrolam e armazenam a linha, além de servir também como suporte para puxá-la e lançá-la. Ainda, auxiliam na hora de puxar o peixe pescado e varia de acordo com o seu peso. As carretilhas são acessórios semelhantes aos molinetes, mas conseguem armazenar mais linha e não a retorce.

Iscas

Para atrair os peixes, é possível utilizar iscas naturais ou artificiais. Como exemplo de isca natural, temos as minhocas e outros animais que podem ser usados, como alguns crustáceos. As artificias costumam ser mais utilizadas por não perecerem. Novas iscas disponíveis no mercado podem fazer barulhos e até simular presas se debatendo, tudo para atrair os peixes.

Boias

As boias garantem a estabilidade das iscas dentro da água, para que não vão direto ao fundo quando lançadas e para que permaneçam em uma certa altura à espera dos peixes. Pode ser regulada para que a isca fique mais próxima ou mais afastada da superfície.

Anzóis

O anzol é o local onde se coloca a isca e varia de tamanho de acordo com a espécie a ser pescada. Existem vários tipos de anzóis, para as diversas espécies de peixes existentes. É válido levar vários tipos para a pesca.

Linhas

Completando os componentes essenciais para a vara, as linhas também variam de acordo com os peixes que serão pescados. Podem ser mais pesadas, para pescar peixes maiores, ou mais leves, para espécies menores. São fabricadas em nylon e variam de acordo com a espessura.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Produção de Alevinos
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Blog da Quisty – blog.quisty.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 02-03-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.