Ana Dell Isola, professora do Curso CPT Processamento Artesanal de Pescado, destaca que a tendência atual da procura por alimentos saudáveis, de baixas calorias, e o aumento crescente do consumo de carne branca colocam o peixe em destaque como a carne que atende a todos esses critérios.
A Organização Mundial da Saúde – OMS – confirma que o peixe é a proteína animal mais saudável e consumida no mundo. Nesse prisma, a comercialização de peixes desponta como sendo uma atividade com potencial para oferecer bons lucros aos piscicultores.
Nesse artigo, entenderemos melhor como funciona o comércio de peixes em nosso país.
Vendas diretas e indiretas
Em primeiro lugar, é necessário entender que as vendas podem acontecer de duas formas:
Vendas diretas
As vendas diretas são aquelas destinadas ao consumidor final ou a clientes que utilizem o produto como fonte de renda. Como exemplo, temos os pesque-pagues, empresas que processem, industrializem e revendam ou até restaurantes, que utiliza o peixe no preparo de seus pratos.
A venda realizada pelos próprios pescadores em portos, praias ou às margens de rios e lagoas é considerada informal. Também pode ocorrer diretamente na propriedade onde o pescado é criado ou em feiras, com base na cadeia produtiva integrada.
Vendas indiretas
Atacado e varejo são duas formas de vender os peixes classificadas como indiretas. Possuem dois canais: o on-trade, quando o produto é vendido para que seja consumido no mesmo local, como é o caso de bares e restaurantes; e o off-trade, quando o consumidor adquire o produto, mas para consumi-lo em outro local – são as vendas realizadas por supermercados, feiras e peixarias.
Nas vendas em atacado, a aquisição sempre é feita em volumes maiores, o que permite aos compradores barganhar o preço, que se torna competitivo e pode ser, inclusive, menor do que os praticados ao consumidor final. Supermercados têm aumentado suas vendas ao optarem por vender peixes.
Distribuição do pescado
A forma como o produto é distribuído influencia diretamente no seu preço. Quanto maior for a cadeia comercial, maiores são os preços e mais limitado é o consumo de peixes e frutos do mar em geral.
Ainda, há outros fatores que influenciam negativamente no preço que é oferecido ao consumidor, como o desperdício, a má conservação e a falta de infraestrutura do setor pesqueiro.
O governo
O Ministério da Pesca e Aquicultura, no intento de viabilizar o escoamento da produção, garantir pescado com qualidade e ampliar o mercado, tem desenvolvido diversas ações em nosso país, como a Semana do Peixe, que faz parte da Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Pescado.
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Processamento Artesanal de Pescado
Técnicas de Processamento de Peixes
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Fonte: Sebrae – sebrae.com.br
por Renato Rodrigues