O comércio de peixes no Brasil

As vendas podem ser feitas de forma direta ou indireta, fatores que influenciam no preço do peixe comercializado em nosso país

Comércio de peixes

Ana Dell Isola, professora do Curso CPT Processamento Artesanal de Pescado, destaca que a tendência atual da procura por alimentos saudáveis, de baixas calorias, e o aumento crescente do consumo de carne branca colocam o peixe em destaque como a carne que atende a todos esses critérios.

A Organização Mundial da Saúde – OMS – confirma que o peixe é a proteína animal mais saudável e consumida no mundo. Nesse prisma, a comercialização de peixes desponta como sendo uma atividade com potencial para oferecer bons lucros aos piscicultores.

Nesse artigo, entenderemos melhor como funciona o comércio de peixes em nosso país.

Vendas diretas e indiretas

Em primeiro lugar, é necessário entender que as vendas podem acontecer de duas formas:

Vendas diretas

As vendas diretas são aquelas destinadas ao consumidor final ou a clientes que utilizem o produto como fonte de renda. Como exemplo, temos os pesque-pagues, empresas que processem, industrializem e revendam ou até restaurantes, que utiliza o peixe no preparo de seus pratos.

A venda realizada pelos próprios pescadores em portos, praias ou às margens de rios e lagoas é considerada informal. Também pode ocorrer diretamente na propriedade onde o pescado é criado ou em feiras, com base na cadeia produtiva integrada.

Vendas indiretas

Atacado e varejo são duas formas de vender os peixes classificadas como indiretas. Possuem dois canais: o on-trade, quando o produto é vendido para que seja consumido no mesmo local, como é o caso de bares e restaurantes; e o off-trade, quando o consumidor adquire o produto, mas para consumi-lo em outro local – são as vendas realizadas por supermercados, feiras e peixarias.

Nas vendas em atacado, a aquisição sempre é feita em volumes maiores, o que permite aos compradores barganhar o preço, que se torna competitivo e pode ser, inclusive, menor do que os praticados ao consumidor final. Supermercados têm aumentado suas vendas ao optarem por vender peixes.

Distribuição do pescado

A forma como o produto é distribuído influencia diretamente no seu preço. Quanto maior for a cadeia comercial, maiores são os preços e mais limitado é o consumo de peixes e frutos do mar em geral.

Ainda, há outros fatores que influenciam negativamente no preço que é oferecido ao consumidor, como o desperdício, a má conservação e a falta de infraestrutura do setor pesqueiro.

O governo

O Ministério da Pesca e Aquicultura, no intento de viabilizar o escoamento da produção, garantir pescado com qualidade e ampliar o mercado, tem desenvolvido diversas ações em nosso país, como a Semana do Peixe, que faz parte da Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Pescado.

 


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Técnicas de Processamento de Peixes
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Fonte: Sebrae – sebrae.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-03-2020

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