Nova espécie de peixe em alta: o lambari rosa

Espécie chama a atenção pela sua coloração, sendo muito utilizada como isca na pesca esportiva

Peixes - imagem meramente ilustrativa

Por a piscicultura ser uma atividade expressiva em nosso país, muitos piscicultores encontram uma variedade extensa de espécies para poder criar e comercializar. Fato é que a Tilápia domina o setor no Brasil, mas também é fato que outras espécies têm se destacado no mercado e crescido em número de produção.

Elisabete Viegas e Maria Luiza Rodrigues, professoras do Curso a Distância CPT Técnicas de Processamento de Peixes, explicam que dentre as variadas espécies, é preciso definir qual criar, levando em conta não só o manejo e os custos, como também as demandas do mercado consumidor.

Dentre as espécies que têm conquistado seu espaço no mercado da piscicultura do Brasil, destaca-se o lambari rosa, peixe que possui maior taxa de ganho de peso, melhor conversão alimentar e crescimento mais acelerado em comparação com o lambari de rabo amarelo. Ainda, a espécie possui grande demanda também como isca viva, devido à sua coloração cor-de-rosa.

Essa espécie tem sido estudada por alguns institutos de pesca também com a finalidade de potencializar sua cor. A pesca esportiva tem sido uma das maiores compradoras da espécie justamente pelo fato de a cor rosa chamar mais atenção do que a tradicional. Por exemplo, peixes como o tucunaré e corvina, conseguem avistar o lambari rosa de longe por causa da “nova” tonalidade.

Estima-se que esse mercado consumidor pague aproximadamente R$160,00 pelo milheiro de lambari rosa com 90. Ainda, o mercado não se restringe a isso e costuma pagar valores aproximados de R$12,00 por kg desse peixe, para ser consumido como petisco.

Manejo do lambari rosa

As fêmeas dessa espécie produzem ovas a cada 20 dias. Diferentemente das outras espécies de peixes, recomenda-se que a criação seja iniciada a partir dessa desova, e não dos alevinos, como é feito com as outras espécies.

Para que seja possível atestar um bom manejo, a fêmea, com tamanho de 10cm a 15cm produza aproximadamente 2000 alevinos por reprodução, número bastante expressivo, mas que garante tranquilidade ao criador.

Criação

Esse peixe pode ser criado em três tipos de tanques: tanque-rede, reservatório escavado no solo ou em tanque elevado. A concentração de peixes depende diretamente do tipo de tanque adotado. Para criação em tanques escavados, recomenda-se criar 50 lambaria por m²; 1000 a 2000 por m³ em tanques-rede, a depender da vazão do rio; e aproximadamente 1500 lambaris por m³ no caso de criação em tanques elevados.

É importante respeitar esses limites para que a criação seja lucrativa e não produza prejuízos financeiros e nem aos peixes, como a falta de oxigênio na água e consequente mortalidade e, também, o surgimento e propagação de doenças.

Sua alimentação pode ser feita com a mesma ração utilizada na criação de tilápias, mas é preciso dar atenção à quantidade ofertada, que nunca deve ser maior do que os peixes conseguem comer e, consequentemente, não deve sobrar no tanque. A partir do comportamento desses peixes é possível avaliar quando parar de oferecer comida e passar para outro viveiro.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:

Técnicas de Processamento de Peixes
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Produção de Alevinos

Fonte: Canal Rural  - canalrural.uol.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 10-06-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Luis Marcelo de Freitas Pereira

23-09-2021

boa noite, como consigo matriz de lambari rosa? pretendo começar uma criação

Resposta do Criação de Peixes

24-09-2021

Olá, Luís Marcelo! Como vai?

Fico feliz com sua visita!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação à distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Dajas Murta Filho

14-04-2021

Gostaria se possível de uma tabela de alimentação do Lambari Rosa, desde a fase de alevinagem até a fase de terminação e engorda. Obg.

Resposta do Criação de Peixes

02-06-2021

Olá, Dajas 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

No momento não disponibilizamos de tabelas para alimentação de Lambari rosa, para que possamos enviar para você. Para vou encaminhar seu contato para o setor responsável da empresa como sugestão.

Atenciosamente,

Erika