Manutenção da qualidade da água em tanques e viveiros

Tanques com vida aquática acumulam matéria orgânica, nutrientes, minerais, rações e dejetos

Qualidade da água - imagem ilustrativa

Há muita atividade na vida aquática dos tanques em que se criam os peixes. Água de chuva, enxurradas, poluição humana e alguns dejetos alteram a qualidade da água, logo é muito importante monitorar a água utilizada em tanques e viveiros de criação para garantir a qualidade da produção.

Dermeval Lopes, professor do Curso a Distância CPT Outorga de Água, declara que um estudo hidrológico bem feito e regularizar o uso de água é essencial para entender o meio aquático em que será feita a produção.

São muitas as atividades que alteram a qualidade da água, e algumas delas, como chuva, poluição humana e emissão de efluentes industriais que lança, nitrogênio e fósforo, podem fazer com que ocorra proliferação de algas que turvam a água, alterando sua cor ao mesmo tempo em que comprometem a vida aquática e a viabilização de sua captação.

São duas as maneiras de controlar o processo responsável por deixar a água turva, sendo elas a sedimentação natural e a sedimentação forçada com argilas. Entenda como funciona o processo de sedimentação natural:

Sedimentação Natural

A sedimentação natural condiciona a água para tratamento. Os valores de pH, dureza total e alcalinidade da água precisam ser frequentemente ajustados às necessidades dos habitantes dessa água durante o tratamento.

A concentração inicial desses parâmetros deve ser determinada a partir de técnicas analíticas como a espectrofotometria, pHmetria, condutividade e titulação, entre outros.

Principais parâmetros da qualidade da água

A amônia, ou nitrogênio amonical, deve estar presente na água na forma ionizada e na forma tóxica não ionizada. A Amônia é gerada pela decomposição de alimentos não digeridos, fezes e urina dos peixes, e pode acumular-se na água ou transformar-se em nitrito ou nitrato pela ação de bactérias. A amônia tóxica, por sua vez, é estável em águas alcalinas e em águas ácidas seu efeito é reduzido.

O nitrato, a forma oxidada do nitrogênio, é formado durante os estágios finais de decomposição biológica e pode estar presente em pequena quantidade em água potável.

O Nitrito, que é um estado intermediário do ciclo do nitrogênio, é formado durante a decomposição de matéria orgânica e em pequenas quantidades é inofensivo. Caso a concentração de nitrito aumente, é possível que algumas espécies de peixes sofram danos.

Os fosfatos estão presentes na água devido a diferentes fontes e são nutrientes essenciais na formação das espécies. Contudo, níveis elevados de fosfatos podem acarretar numa grande proliferação de algas.

O pH precisa estar em entre 5.5 e 7.5 em aquários de agua doce e entre 8.0 e 8.5 em aquários de alga salgada para que seja possível a vida dos peixes. Caso os valores sejam inferiores ou superiores a essa faixa, os peixes podem adoecer.

A turbidez ocorre quando há substâncias sólidas não dissolvidas na água, o que pode ocorrer devido a presença de argilas, limo ou terra.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:

Outorga de Água
Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água - RAS
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Síntese Natural – Snatural.com.br
Por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.