Iniciando a criação de tilápias

Algumas informações são importantes para quem deseja criar essa espécie tão popular em nosso país

Tilápia

A tilápia já caiu nas graças do brasileiro. Prova disso são os números que essa espécie representa na piscicultura em nosso país: ela domina mais de 50% de toda a produção anual e eleva nosso país ao 4º lugar no ranking mundial de produção desse peixe. Por conta disso, se torna uma das melhores espécies para serem criadas por piscicultores.

Augusto dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Criação de Tilápias em Tanques-rede, destaca que criar tilápias é um bom negócio, pela facilidade de manejo, curto ciclo, baixo custo de produção e grande aceitação no mercado, além de sua carne ser bastante apreciada.

Como dito, a espécie possui fácil manejo e consegue se adaptar às condições climáticas do nosso país, além de fácil adaptação também aos diferentes sistemas de cultivo. Ainda, é uma das espécies que mais tolera águas com baixa oxigenação, alterações bruscas na temperatura da água e, também, uma das mais resistentes a doenças.

Responsável por conquistar o paladar dos brasileiros, sua carne possui textura firme, mas é leve e saborosa. Também é saudável e possui poucos espinhos, o que confere a ela uma versatilidade na alimentação, podendo ser servida inteira, em filés, em pedaços, frita, assada, empanada, entre outras formas.

De origem africana, confira algumas informações necessárias para quem deseja iniciar uma criação de tilápias:

Iniciando

O primeiro passo para a criação é a compra de alevinos. Deve-se estar atento à época de compra, sendo mais recomendado comprá-los de outubro a abril. Prefira peixes com 1,5cm de comprimento e que pesem aproximadamente 1g.

Ambiente

Esse peixe é resistente e consegue se desenvolver em todas as regiões brasileiras. Porém, prefere locais com temperaturas menos frias e com pH da água de aproximadamente 7. A transparência da água deve estar entre 30cm a 60cm de profundidade.

Tanque

Os tanques-rede são os mais indicados para propriedades que possuam algum açude, lago ou rio que passe perto. Para tanques escavados, deve-se realizar a terraplanagem, instalação de tubulações e solicitar licença ambiental. O tamanho deve ser calculado com aproximadamente 1 peixe por m², adicionando 20% a mais de peixes no tanque, para cobrir eventuais mortes.

Alimentação

A tilápia possui hábito alimentar onívoro, isto é, pode se alimentar tanto de peixes, quanto de plantas e outros alimentos. Por conta disso, come uma variedade grande e alimentos, além de conseguir responder bem à alimentação com rações comerciais.

Reprodução

Para algumas fêmeas, a reprodução pode ser feita aos quatro meses de idade. Alcança, em média, quatro desovas por ano, número que pode ser maior em criações feitas em locais com temperaturas mais altas. A eclosão demora aproximadamente 3 dias e pode liberar de 800 a 100 filhotes.

Raio X

Recomenda-se como criação mínima um milheiro de tilápias, que custa aproximadamente R$200. Ao atingir 500g, o peixe já pode ser comercializado.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Piscicultura:

Criação de Tilápias em Tanques-rede
Criação de Tilápias
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Jorge Meneses para Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 09-05-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.