Informações para a criação de Tambaqui

O tambaqui possui manejo simplificado, mas para criá-lo é preciso atenção

Tambaqui

Manuel Vazquez Júnior, professor do Curso a Distância CPT Criação de Pacu e Tambaqui, destaca que a piscicultura no Brasil vem cada vez mais utilizando peixes nativos. Dentre estes, o tambaqui tem sido bastante cultivado, pois é um peixe tradicionalmente consumido pela população brasileira nos seus locais de origem.

Ainda acrescenta que essa espécie é muito apreciada por sua carne firme, de excelente sabor e por sua grande habilidade de ganho de peso, rusticidade e adaptabilidade a viveiros. Na criação tambaqui, o produtor pode atuar em duas fontes de trabalho: na produção de alevinos, na engorda ou em ambas a fases.

O peixe mais produzido no Norte do nosso país, o Tambaqui se destaca por vários outros aspectos. Quem deseja se aventurar na criação desse peixe, precisa estar atento a vários pontos, para que a criação seja um sucesso. Confira a seguir algumas curiosidades sobre a criação de tambaquis:

Características

O tambaqui se destaca no cenário da piscicultura no Brasil por ser um dos peixes mais fáceis de serem criados. Além disso, é um dos mais buscados pelo mercado consumidor. Apresenta facilidade em adaptação a diferentes condições de criação, o que permite com que ele seja criado em todo o território nacional.

De origem de águas doces e tropicais, o manejo da espécie é simplificado. Sua grande procura se deve também pelo fato de ser muito usado na gastronomia e pelo bom valor de venda que o peixe consegue atingir.

Desenvolvimento

A partir do sistema de criação utilizado, o ciclo de criação desse peixe pode ser adaptado. O tempo de engorda, por exemplo, pode sofrer interferência da lotação das unidades de produção. Fatores como a temperatura da água e o manejo alimentar também exercem influência direta na duração do tempo de criação.

De maneira geral, seu ciclo dura de 8 meses a 1 ano, período em que os peixes atingem de 1 a 3kg, peso adequado para comercialização. Em criações de 18 meses, também podem ultrapassar 2kg.

Exigências

O peso ideal da espécie para a comercialização varia de acordo com as exigências do mercado. Para serem criados e apresentarem os resultados esperados, os tambaquis precisam de cuidados básicos e cautela na escolha do local e do tipo de manejo adotado para os peixes.

Alimentação

A alimentação de tambaquis pode ser desenvolvida em três fases: inicial, engorda e terminação. Em cada uma delas, os peixes precisam receber tipos de alimentos adequados, bem como quantidades. Durante a alimentação, deve-se acompanhar o apetite, a rapidez e a voracidade com que se alimentam. O ideal é que toda a ração seja ingerida em, no máximo, 10 minutos.

Proteção

Além dos cuidados básicos, esses peixes também precisam de proteção contra possíveis predadores e agentes infecciosos. Eles impedem o desenvolvimento dos peixes e que expressem o máximo do seu potencial genético. Além disso, também podem provocar a morte dos peixes, o que significa um grande prejuízo para o piscicultor.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Pacu e Tambaqui
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Blog Loja Sansuy – lojasansuyblog.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 22-07-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Marcelo Oliveira de Aguiar

19-07-2021

Bom dia, sou do interior do rio e tenho alguns tambaquis pra consumo próprio, porém de uns meses pra cá eles estão nadando só na superfície da água, oxigênio está bom. O que pode está acontecendo? Algum tipo de doença?desde de já agradeço.

Resposta do Criação de Peixes

19-07-2021

Olá, Marcelo Oliveira

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, qualquer diagnóstico passa a ser um risco desnecessário ao seu animal.

Atenciosamente,
Erika