Impactos positivos da sustentabilidade na piscicultura

A adoção de práticas consideradas sustentáveis favorece a produção de um pescado de qualidade

Piscicultura - Imagem ilustrativa

O conceito de sustentabilidade é muito discutido atualmente e representa uma característica ou condição de um processo ou um sistema que permite a sua permanência, isto é, diz respeito à capacidade que um sistema – nesse caso, a criação de peixes – possui em se desenvolver ao mesmo tempo em que não afeta o seu futuro.

Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS, destaca que algumas práticas devem ser empregadas pelos piscicultores em suas criações para garantir que elas seja sustentáveis, preservando o meio ambiente e beneficiando as gerações futuras.

Aplicando a sustentabilidade na piscicultura

Qualquer atividade que faça uso do meio ambiente para se desenvolver gera impactos ambientais que precisam ser minimizados sistematicamente. Algumas medidas podem ser adotadas para tal:

- Planejamento

Obrigatoriamente, a piscicultura precisa de água – represas, açudes, tanques, por exemplo – para se estabelecer. Partindo-se desse princípio, o planejamento do local onde a atividade será instalada tem grande responsabilidade na conferência do título de “sustentável” ao empreendimento. Antes de mais nada, aspirantes a piscicultores devem obedecer à legislação vigente e obter uma licença ambiental para implementação da criação de peixes. Observados todos os fatores, como a geografia do terreno e a disponibilidade de água, dá-se início ao planejamento de toda a estrutura necessária.

 - Reaproveitamento

A geração de resíduos é um dos problemas que mais costuma causar impactos ambientais. A resolução para ele, porém, pode ser mais simples do que se imagina. É possível promover uma integração entre a atividade e a agricultura, por exemplo, reaproveitando a água para irrigação, uma vez que o material orgânico formado por fertilizantes, excrementos dos peixes e restos de ração é rico em nitrogênio e fósforo, substâncias necessárias para que as plantas se desenvolvam adequadamente.

Outra opção é transformar os resíduos em matéria prima, como a produção de silagem, feita a partir de peixes mortos, pele, vísceras e outros elemento orgânicos. Também, farinha e óleo de pescados são subprodutos que possuem alto valor agregado, usados pela pecuária e pela indústria.

- Água

O uso de água em grandes volumes é inevitável. Contudo, para garantir um uso racional, monitorar a sua qualidade é medida que se faz necessária. Além de garantir uma atividade mais sustentável, proporciona a obtenção de pescado com mais qualidade.

- Tecnologia

A integração entre atividade piscicultora e tecnologia promove diversos benefícios aos produtores, dado que a tecnologia consegue otimizar a produção e diminuir desperdícios, como a criação feita nos sistemas de recirculação de água.

Impactos positivos da sustentabilidade na piscicultura

A partir do que foi exposto, fica fácil perceber quais as principais vantagens que a sustentabilidade pode garantir aos piscicultores que desenvolvem suas criações com base nela:

- Preservação ambiental

O meio ambiente sofre menos com o depósito de rejeitos e com outros danos que a atividade possa causar ao solo, fauna e flora.

- Alimentação saudável

Como mencionado, o pescado produzido de forma sustentável torna-se de maior qualidade, garantindo um alimento saudável e nutritivo na mesa de quem o consome.

- Empresa bem vista

A preocupação com o meio ambiente não é local: é mundial. A partir disso, empresas que investem em práticas sustentáveis passam a ser mais bem vistas por seus consumidores e, consequentemente, mais procuradas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Blog Sansuy – blog.sansuy.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 28-01-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.