Estruturas de produção para a criação de tilápias em tanques-rede

Além dos tanques-rede, há a necessidade de estruturas de apoio para o desenvolvimento da criação das tilápias

Tanques-rede - imagem ilustrativa

Augusto dos Santos, professor do Curso CPT Criação de Tilápias em Tanques-rede, ressalta que a grande aceitação do mercado faz com que a tilápia seja uma das espécies mais vantajosas para a criação com objetivo comercial. Além disso, a utilização de tanques-rede garante alta produtividade e, consequentemente, mais lucros para o piscicultor.

Nesse tipo de criação, além dos tilápias, do cuidado com a alimentação e com a saúde delas, é fundamental que o criador também dê atenção às estruturas utilizadas. A plataforma, o galpão de armazenamento e as outras estruturas de apoio auxiliam diariamente no desempenho das atividades necessárias para a criação das tilápias.

Os tanques-rede

A utilização de tanques-rede na piscicultura desponta como uma opção viável e de baixo custo para desenvolver a criação de várias espécies de peixes. Basicamente, esse tanque é uma estrutura de tela ou de rede, cercada por todos os lados e com flutuadores para que ela permaneça na superfície. Devem ser resistentes, duráveis, leves, seguros e devem proporcional facilidade de renovação da água e resistência à corrosão e à colonização por algas, moluscos e outros organismos. É composto por:

- Armação ou estrutura metálica, para manter a forma do tanque;
- Tela ou malha, que deve ser de material resistente para evitar fugas ou ação de predadores;
- Flutuador, com a função de manter o tanque no nível da água;
- Comedouro (anel de alimentação), com o objetivo de impedir que a ração saia do tanque;
- Tampa, para evitar fuga de peixes pela parte superior do tanque; e
- Bolsão de alevinagem, quando se deseja criar peixe pequenos e que pode ser removível.

Estruturas de apoio e sinalização do cultivo

- Plataforma de apoio ou balsa de manejo

Consiste em uma plataforma em formato de “U”, geralmente ligada à terra por uma passarela e utilizada para a realização de várias etapas da criação, como repicagens, classificações, biometrias e despescas. Necessita de ser construída com um tamanho proporcional aos tanques.

- Barco

É o principal veículo para transporte de pessoas e ração e para a realização do manejo dos tanques. Em criações de porte maior, é comum que se utilize barcos com motor; em criações menores, a utilização de barco a remo também é possível.

- Galpão de armazenamento e depósito de ração

Toda a ração, fabricada na propriedade ou adquirida deve ser armazenada em um galpão seco, fechado, ventilado e protegido da ação do tempo. Nesse mesmo local, é possível armazenar algumas ferramentas, mas produtos químicos, medicamentos e outros tipos de produtos não devem ser guardados.

- Boias de sinalização

Tendo como principal função demarcar os limites da área dos tanques-rede, as boias de sinalização também ajudam a reduzir problemas com a entrada de pessoas estranhas no local onde os peixes são cultivados e evitam que embarcações se choquem com as estruturas.

- Sistema de iluminação

Em algumas propriedades, é imprescindível que se instale redes de iluminação para que os tanques estejam sempre bem visíveis e para que, com isso, se evite furtos. As luzes podem ser de alta potência e direcionadas à área dos tanques.

- Área de lavagem e manutenção dos tanques-rede

Quando o criador completa o seu ciclo de produção, tem como obrigação lavar os tanques, que devem ser retirados da água. Além da lavagem, são feitas conferências quanto à estrutura e às reais condições do tanque. Com esse objetivo, é crucial realizar a construção de uma estrutura para levantar os tanques.

- Outros

Para que o criador consiga realizar todas as tarefas diárias com sua criação, equipamentos como balanças, canecas de alimentação, mesa de classificação de peixes, puçás e caixas para transporte também são utilizados e devem ser providenciados.



Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Tilápias em Tanques-rede
Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Piscicultura: criação de tilápias em tanques-rede. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: SENAR, 2018. 108 p.; il. – (Coleção SENAR, 208)
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 13-11-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.