É possível utilizar reservatórios de água na piscicultura?

Os reservatórios são estruturas responsáveis por parte do sistema hidráulico de diversas atividades, não só da piscicultura

Reservatórios - imagem ilustrativa

O professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS, Giovanni Resende de Oliveira, destaca que, na piscicultura, em qualquer tipo de cultivo que se utilize reservatórios, é imprescindível escolher aquele que apresente o melhor custo-benefício para as condições de que o piscicultor dispõe.

Os reservatórios, além de contribuir para o sucesso da criação, também têm a missão de favorecer o uso racional da água, elemento vital na piscicultura e que é, muitas vezes, negligenciado. Essas estruturas armazenam e distribuem a água, sendo necessário que os produtores as conheçam para garantir a eficiência delas.

A utilização do reservatório de água

Reservatórios de água são importantes não somente para a piscicultura, como também para vários segmentos da nossa sociedade. E é a partir deles que vários processos produtivos são favorecidos. Por exemplo, uma de suas principais funções é a captação de água das chuvas, que pode ser redistribuída para várias finalidades.

Contudo, não basta ter um reservatório e esperar que ele faça milagres. Deve-se levar em conta o tamanho, o tipo de reservatório, as características do terreno, a finalidade dele e a fonte de captação para que ele possa ser, de fato, efetivo e econômico.

Tipos de reservatório de água

- Reservatório do PVC

O policloreto de vinila, conhecido como PVC, é um material resistente a ações mecânicas e químicas, sendo utilizado em larga escala na produção de reservatórios. Apresenta, ainda, a vantagem de ser leve e de possuir instalação simplificada. Uma das únicas exigências é a instalação em um local plano e reservado, para que se evite que a estrutura sofra com impactos.

- Reservatório de aço inox

Diferentemente do modelo anterior, os reservatórios feitos com metal inoxidável são um pouco mais onerosos. Contudo, também são resistentes, fácies de higienizar, apresentam instalação simples e, além disso, requerem baixa manutenção. Em várias atividades que têm como principal objetivo a alimentação humana – seja a produção de alimentos ou bebidas, por exemplo –, o reservatório de aço inox é ideal.

- Reservatório do poliéster reforçado

Reforçado com fibra de vidro, esse tipo de reservatório é muito resistente a ações mecânicas, químicas e à corrosão. Um dos seus diferenciais está na possibilidade de produção personalizada, permitindo o armazenamento de grande quantidade de água e a produção de acordo com a demanda. Por conta disso, são empregados em locais onde se necessita de reservatórios com maior capacidade de armazenamento.

- Reservatório de concreto

Pelo fato de ser feito de concreto, há a possibilidade de serem construídos em vários formatos e tamanhos. Também é resistente e durável e apresentam maior porte, todavia requerem mais investimento e não permitem a mobilidade.

Qual o melhor reservatório?

Retomando a pergunta que está no título deste artigo, a resposta é: sim! Os diversos tipos de reservatório podem ser empregados na piscicultura, desde que haja uma análise prévia e avaliação no uso por parte dos piscicultores. Cada um dos tipos apresenta vantagens e especificidades que atendem às mais variadas necessidades.

A depender do local onde o reservatório será implementado, pode haver a necessidade de escolha por um modelo específico, ou a necessidade de adaptação para receber o modelo desejado. Por fim, é importante frisar que o reservatório é apenas uma das etapas de todo o sistema hidráulico, que abarca a captação, o armazenamento temporário e a distribuição até os pontos de uso – em alguns casos, também podem ser responsáveis por tratar e reutilizar a água.



Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS
Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fonte: Blog Sansuy – blog.sansuy.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 28-07-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.