Dicas para tornar sua criação de camarão de água doce um sucesso

A criação de camarões de água doce possui grande potencial econômico em nosso país

Camarão de água doce

A aquicultura é um setor responsável por movimentar boa parte da economia do nosso país. Seja na criação dos peixes já conhecidos, como a tilápia e o tambaqui, seja na produção de frutos do mar, como o camarão – que pode ser de água doce ou marinho –, a atividade cresce a cada ano e permite que os piscicultores obtenham bons números com a sua criação.

Wagner Cotroni, professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Camarões de Água Doce, ressalta que esse tipo de criação é relativamente mais simples que a de camarões marinhos, podendo ser realizada em propriedades de pequeno, médio ou grande porte, localizadas próximo ao litoral ou no interior.

Em nosso país, a espécie Macrobachium rosenbergii, também conhecida como Camarão da Malásia, é a mais cultivada e torna as criações, mesmo as que estão longe do litoral, um negócio com grande potencial.

Porém, ainda que esse tipo de criação seja mais fácil do que o camarão marinho, é preciso entender que é dever do criador estar atento a vários detalhes para garantir o sucesso da atividade. Confira a seguir algumas dicas para que sua criação de camarões de água doce seja um sucesso:

Viveiro

Para criá-los, recomenda-se a construção de viveiros “naturais”, com fundo de terra. Esse tipo de viveiro é o escavado. Porém, é preciso estar atento ao tipo de solo onde será construído, para que evitar possíveis perdas de água em solos permeáveis, por exemplo. Mas, é preciso levar em conta também que os camarões também se alimentam de outros animais que vivem nos viveiros. Além disso, não é recomendado criar um grande número por tanque, uma vez que são territorialistas e agressivos entre si.

Características

Para atender às exigências da espécie mais criada no Brasil, é preciso que a água esteja em temperaturas superiores a 20°C. Nosso país possui regiões em que essa temperatura é possível o ano inteiro. Porém, no Sul e em São Paulo, é preciso atenção a esse ponto e, pela baixa nas temperaturas, recomenda-se que a criação seja feita somente nos meses mais quentes, entre outubro e maio. Ainda, o pH da água deve estar em torno de 7.

Desenvolvimento

O Camarão da Malásia, apesar de poder ser criado em água doce, não se reproduz nela. Para isso, após a reprodução e o crescimento das larvas, recomenda-se que sejam criados em água salobra – uma espécie de mistura de água doce e água do mar – para que se tornem jovens e possam, enfim, ser criados em viveiros com água doce.

Alimentação

Apesar de se alimentarem de alguns animais que também vivem nos viveiros, sua alimentação precisa ser complementada com ração. É possível encontrar em lojas especializadas esse tipo de alimento, que pode ser o mesmo fabricado para camarões marinhos.

Tempo

Esse tipo de camarão, costuma demorar aproximadamente 5 meses até atingir o peso para comercialização, em torno de 20g. Vale ressaltar que esse é o prazo para tanques com condições ideais de criação, como a temperatura da água. Em lugares mais frios, os camarões podem levar até 6 meses para atingir o peso de comercialização.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:

Cultivo de Camarões de Água Doce
Cultivo de Camarões Marinhos
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fonte: Portal R2S – portalr2s.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 14-08-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.