Dicas para iniciar uma criação de peixes ornamentais

Esse tipo de piscicultura tem como objetivo a produção de peixes para aquários

Peixes ornamentais

Não é difícil encontrar uma casa, apartamento ou até prédio comercial que tenham aquários como enfeite. Isso porque, depois do cachorro e do gato, o peixe é o pet mais querido pelos brasileiros. Por conta disso, a criação de peixes ornamentais se tornou uma boa opção para quem deseja trabalhar com a piscicultura.

Manuel Vazquez Júnior, professor do Curso Online UOV Produção de Peixes Ornamentais, mostra que, segundo pesquisas, este mercado movimenta milhões ao ano no Brasil e vem se expandindo rapidamente com o aumento da demanda. O custo de produção da piscicultura ornamental é muito menor do que na piscicultura de abate, além de exigir pequenas áreas de cultivo.

Esse tipo de piscicultura tem como objetivo a produção de peixes para aquários. Nela, o peso e a capacidade de conversão alimentar e engorda ficam em segundo plano, tendo as cores, formas e até tamanhos, como características principais para a escolha dos peixes a serem cultivados.

Estrutura

O primeiro passo a ser dado para iniciar uma criação de peixes ornamentais é a estrutura. Será necessário dispor de uma piscina pequena, que se pareça a um lago. Isso significa que você deverá colocar algumas plantas aquáticas nela e fornecer água com temperaturas ideais para os peixes criados. Tudo isso é importante pois o local precisa oferecer aos peixes condições como se fossem as naturais, pois isso terá influência direta nos seus índices reprodutivos.

Regulamentação

Ainda que sua criação não seja grande, será necessário legalizá-la por se tratar de um comércio. Então, você precisará de um CNPJ para que sua “empresa” esteja dentro da lei. Isso ainda ajudará ao agregar credibilidade ao seu produto frente a seus clientes, além de evitar prejuízos com possíveis interdições.

Definindo a espécie

Dado que a criação de peixes ornamentais valoriza as diferentes formas, cores e até tamanhos, você tem à disposição uma variedade extensa de espécies para criar. Também é possível criar mais de uma espécie, mas você precisa tomar cuidado para que elas não sejam “rivais” dentro do aquário.

Após realizar uma pesquisa de mercado para saber quais espécies possuem mais aceitabilidade, você poderá dar início ao seu negócio. Compre casais dessa espécie (ou de cada uma, caso você queira criar mais de uma) e estimule a reprodução deles. Peixes Beta e Halfmoon são os mais criados no brasil e possuem baixo custo com alimentação.

Qualificação

Criar peixes com a finalidade comercial é muito diferente de criar em casa: não basta ficar olhando e dar comida em um intervalo de tempo regular. Por conta disso, você precisará investir em qualificação, para que conheça todos os aspectos relacionados ao manejo e fique por dentro de tudo o que pode e o que não pode acontecer com a espécie que você está criando.

Realmente vale a pena montar uma criação de peixes ornamentais?

Diante do exposto, é possível perceber que, sim! Para iniciar uma criação de peixes ornamentais o investimento inicial e os custos de manutenção são baixos, além de existir boa demanda no mercado. Após a qualificação e a legalização da criação, o sucesso é questão de tempo.

 


Conheça os Cursos Online UOV da Área Criação de Peixes:

Produção de Peixes Ornamentais
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Montar um Negócio – montarumnegocio.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 15-06-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.