Cuidados necessários ao adquirir alevinos

Para conseguir sucesso na criação de peixes, a primeira decisão a tomar é a escolha dos alevinos. Os fornecedores devem ser bem escolhidos e analisados

Cuidados necessários ao adquirir alevinos

A escolha do fornecedor de alevinos é um ponto essencial do processo produtivo, pois a qualidade do alevino estocado em tanques-rede é de fundamental importância para o sucesso da produção.

"Os alevinos usados para a estocagem não podem apresentar qualquer deformidade corporal (comum em alevinos mal nutridos), devem estar livres de doenças e parasitos, apresentar aspecto e tamanho homogêneos para que possam crescer de forma homogênea", explica Dr. Augusto César Soares dos Santos, Professor do Curso CPT Criação de Tilápias em Tanques-rede.

É interessante também conhecer as características do material genético utilizado. A maioria das espécies de peixes exploradas em aquicultura nunca foi submetida a programas de melhoramento genético, mas muitas espécies passam constantemente por processos de seleção, onde geralmente são escolhidos grupos de indivíduos com melhor conformação corporal (rendimento de carcaça), coloração diferenciada, rápido crescimento, tolerância a doenças, dentre outros.

É indispensável escolher peixes ou linhagens de melhor potencial produtivo e com outras características exigidas pelo mercado consumidor.

Uma das maneiras adequadas de garantir a qualidade dos alevinos é conhecendo o seu histórico. Conhecer o produtor dos alevinos e a qualidade do seu manejo de produção é uma estratégia útil para se evitar possíveis problemas.

Os lotes de alevinos devem ser adquiridos, tendo-se como exigência básica que o fornecedor selecione exemplares de tamanho uniforme. É comum a ocorrência de certa desigualdade de tamanho entre os peixes cultivados em tanques-rede, podendo ser consequência de vários fatores.

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.

Por: Daniela Guimarães.

 

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 23-03-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.