Cuidados com os peixes durante o verão

Com a alta nas temperaturas, o comportamento dos peixes muda

Peixes - imagem meramente ilustrativa

A piscicultura é uma das atividades mais importantes para a economia do nosso país. Por ano, são produzidas mais de 700 mil toneladas de peixes no Brasil, o que nos coloca em uma posição de destaque no cenário mundial. E essa quantidade não para de crescer ao longo dos anos.

Cabe aos criadores, porém, ficar atento a todos os fatores que podem interferir na sua produção, para que ela não seja prejudicada. O professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, Giovanni Resende, alerta para os cuidados com a criação durante o verão.

Com a chegada da época mais quente do ano, as temperaturas se elevam e os peixes costumam mudar o seu comportamento. Nosso país possui clima tropical, logo o verão tende a ser uma época bem quente, exigindo cuidados especiais dos criadores de peixes para que sua produção não seja prejudicada.

Entretanto, independentemente da época do ano, seja o verão ou o inverno, é fundamental estar atento ao manejo adequado dos peixes, dispondo-os pelos tanques em quantidades corretas, oferecendo alimentação adequada e, também, cuidando da qualidade da água onde os peixes vivem.

No verão os peixes morrem menos

É nas épocas mais frias do ano que há mais mortalidade de peixes. Porém, não por esse motivo deve-se descuidar do manejo durante o verão. Isso porque, no verão, o criador já deve começar a se preocupar com as épocas mais frias, para que não ocorra essa mortalidade.

Peixes são animais diferentes das aves e mamíferos, por exemplo, pois não conseguem regular sua temperatura corporal, por isso acabam sempre sofrendo muito com mudanças bruscas na temperatura da água.

Em dias de calor intenso, o metabolismo dos peixes fica mais acelerado. Por conta disso, deve-se regular a alimentação deles nesses dias. Muitos criadores acabam cometendo o erro de dar mais comida aos peixes durante o verão, atitude que acarreta problema para os peixes e ainda prejudique a água: há perda de qualidade da água, o que facilita o surgimento de doenças durante o inverno.

Cuidados durante o verão

Como dito, o primeiro cuidado a ser tomado é com a alimentação dos peixes. Ração em excesso na água provoca degradação na qualidade do ambiente aquático. Além disso, como os peixes se alimentarão mais, necessitarão de mais oxigênio para manter seu metabolismo e promoverão alterações na concentração de oxigênio presente na água.

Cuidados com as características da água

A água deve ser monitorada constantemente durante o verão, para que se verifique se os níveis de oxigênio, pH, transparência, amônia, dureza e nitrito encontram-se adequados em sua criação.

Uma boa dica também pode ser um planejamento do manejo dos peixes. Além da correta alimentação, pode-se oferecer suplementos à base de vitaminas C e E, por exemplo, para melhorar também a imunidade dos peixes. Lembre-se que é no verão que se inicia a prevenção à mortalidade dos peixes durante o inverno.



Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Produção de Alevinos

Fonte: Trevisan – Trevisan.ind.br/blog/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 17-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.