Cuidados básicos com peixes ornamentais

Peixes ornamentais requerem cuidados especiais, como alimentação sem exageros e limpeza do aquário

Peixes ornamentais

Além do cultivo de peixes para a comercialização, o cultivo de peixes ornamentais também é expressivo em nosso país. Nesse tipo de criação, a finalidade é obter peixes que decorem aquários, casas e ambientes. Mas, para que eles não morram rápido, é preciso atender às necessidades básicas deles.

Manuel Vazquez JR, professor do Curso a Distância CPT Produção de Peixes Ornamentais, detaca que a atividade de produção de peixes ornamentais é um dos setores mais lucrativos da psicultura e que vem crescendo muito no Brasil. Nos países onde foi recentemente introduzida, ela rapidamente expandiu-se, dado o crescente aumento na demanda mundial. Hoje em dia, mais de 700 variedades de peixes ornamentais são comercializadas mundialmente.

Pela característica ornamental, esses peixes necessitam de cuidados especiais. Não oferecer comida em excesso, atenção à temperatura da água e com o aquário, por exemplo, são medidas que garantem uma vida longa a esses peixes que, ainda que vivam na água, também sentem frio, dormem e precisam de atenção.

A mortalidade desses peixes é muito comum no inverno, pois os cuidadores não dão atenção à temperatura da água. É possível medir a sua temperatura com um termômetro. Nessa estação fria, a temperatura da água deve ser de aproximadamente 28°C. No verão, porém, a temperatura deve estar de acordo com o clima.

Todo mundo já ouviu aquela expressão “o peixe morre pela boca”. E, sim, ela é verdade. Peixes que comem muito podem morrer cedo. O ideal é fornecer comida de uma a três vezes por dia, com o cuidado de oferecer pequenas quantidades.

A quantidade de amônia presente no aquário também pode matar o peixe. Ao adquirir um aquário novo, é fundamental deixá-lo com água por aproximadamente 30 dias, sem a presença dos peixes. Isso fará com que o cascalho “crie” uma bactéria que protegerá o peixe, evitando que ele seja sufocado com as próprias fezes.

Dicas

O peixe Beta é um dos mais procurados com a finalidade de ornamentação, principalmente por crianças. Carnívoro, o peixe não gosta de águas muito agitadas e, por isso, não requer uma bomba de oxigênio no aquário. Porém, outras espécies requerem cuidados diferentes. O peixe-palhaço, popularizado pelo filme “Procurando Nemo”, requer um sal especial para que a água fique salgada, além de todos os outros cuidados mencionados.

Limpeza do aquário

A limpeza do aquário é um assunto muito discutido pois não há um consenso quanto à frequência da limpeza. Alguns apostam em uma limpeza mensal, outras em limpezas semanais. O mais recomendado é realizar a limpeza ao menos uma vez por semana, mas cuidando para que a água não seja toda trocada. Isso porque alguns microrganismos benéficos aos peixes podem ser eliminados. Diariamente deve-se retirar as folhas mortas e também o excesso de comida.

Mas, atenção! Ao realizar a limpeza, não utilize quaisquer produtos, como detergentes. Apenas uma escova e uma bucha é o suficiente para realizar a limpeza.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Peixes:

Produção de Peixes Ornamentais
Nutrição e Alimentação de Peixes
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fontes: OCP News – ocp.news
R7 Bichos – entretenimento.r7.com/bichos/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 08-02-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.