Criação de peixes: principais espécies de água doce

Dentre as principais espécies, está a tilápia, que domina toda a produção de peixes no Brasil

Peixes - imagem ilustrativa

O Brasil é um país privilegiado em relação à disponibilidade de água doce. São mais de 5,5 milhões de hectares divididos em rios, lagos, açudes e outros reservatórios, o que representa aproximadamente 12% de toda a água doce existente no mundo. Isso garante à atividade boas condições para que se torne um sucesso.

O professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, Giovanni Resende, destaca que nosso país ainda possui potencial para mais, isto é, a atividade ainda pode crescer e atingir números ainda maiores do que os alcançados atualmente.

Dentre todas as espécies de água doce possíveis de serem criadas em nosso país, algumas se destacam no cenário nacional. Conheça-as:

Tilápia

A tilápia, espécie mais produzida no Brasil e dona de mais da metade de toda a produção piscicultora do nosso país, é um peixe originalmente africano, mas que conseguiu se adaptar às nossas águas se destacar como a principal espécie de água doce.

Seu grande sucesso se deve à sua carne, que possui sabor suave e é muito saudável, além de apresentar um manejo fácil, alimentação simplificado, resistência a doenças e boa capacidade reprodutiva.

Carpa

A carpa é um peixe extremamente versátil porque pode ser criado com duas finalidades: consumo e ornamentação. Sua aparência chama atenção tanto pela cor, quanto pelo tamanho: pode chegar a mais de 1,2m de comprimento e pesar 40kg.

Ainda, consegue se adaptar a diferentes temperaturas, variando de 4°C a 36°C. Apesar de crescer bastante, geralmente é comercializada pequena, quando atinge de 1kg a 6kg. Sul e Sudeste lideram a criação de carpas.

Tambaqui

Genuinamente brasileiro, o tambaqui é originário da Amazônia e apresenta bons resultados quando criado em viveiros. Por sua origem, é mais popular no Norte. Sua carne é firme, seu sabor é peculiar e ainda apresenta grande habilidade no ganho de peso.

O criador de tambaquis ainda pode escolher trabalhar com a fase da alevinagem, com a fase da engorda ou com as duas, por apresentarem manejo não tão dificultado. Também é uma espécie rústica e extremamente adaptável.

Pacu

Típicos do pantanal mato-grossense, o pacu pode pesar até 25kg. É um peixe com formas arredondadas e também conhecido pelo sabor de sua carne. Apresenta facilidade para criação em cativeiro e “come de tudo”, o que facilita também o manejo alimentar.

Pirarucu

É um dos maiores peixes de água doce e pode pesar até 200kg. Prefere águas mais calmas e com temperatura mais elevada, por volta de 24 a 37°C e também é conhecido como “bacalhau da Amazônia”.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Cultivo de Camarões de Água Doce
Criação de Pacu e Tambaqui

Fonte: Engepesca – engepesca.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-03-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.