Criação de bacalhau: o que é necessário saber?

Bacalhau é uma espécie de peixe? Existe um bacalhau brasileiro? Qual a relevância do bacalhau para o Brasil?

Peixe - imagem meramente ilustrativa

O professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, destaca que o peixe é a carne do futuro, pois as pessoas têm percebido, cada vez mais, a qualidade deste alimento e seus benefícios para a saúde. Além disso, existe grande mercado para o pescado no Brasil, transformando-se em um negócio promissor.

Dentre as opções lucrativas de que os piscicultores dispõem para a criação, está uma que possui grande destaque nos quatro cantos do globo, por ser consumida em todo o mundo: o bacalhau. Por conta dessa relevância, deve-se, antes de qualquer coisa, conhecê-lo detalhadamente.

O que significa “bacalhau”?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o bacalhau não é um peixe específico, isto é, não há uma espécie de peixe chamada “bacalhau”. O termo é utilizado para dar nome a um grande número de peixes, que são classificados em muitos gêneros distintos, que passam por um processo de salga e secura para que, de fato, seja comercializado como bacalhau. Apesar de ser consumido com muito mais expressividade em certas datas comemorativas aqui no Brasil, em outros países, é consumido em larga escala regularmente.

Tipos de bacalhau

Há quatro espécies marinhas de bacalhau muito populares. São elas:

- Saithe

Muito comercializada no Brasil por ser econômica, é uma das mais conhecidas no Nordeste, utilizada para a fabricação do famoso bolinho de bacalhau. Sua carne é mais escura e o sabor, marcante.

- Ling

O bacalhau ling difere-se do anterior por possuir carne com coloração mais clara. Assim como o anterior, também é barato e é capaz de garantir qualidade a receitas, o que faz dele a opção predileta de cozinheiros.

- Zarbo

As pessoas que procuram um bacalhau ainda mais barato devem buscar o zarbo. Devido a essa característica, é criado em larga escala na piscicultura. Também se destaca por possuir teor de gordura reduzido.

- Do Porto

Por sua vez, o bacalhau do porto é amarelado e desmancha com facilidade quando preparado, sem perder a maciez e a nobreza da carne. Por conta disso, é conhecido por apresentar maior valor de mercado.

O bacalhau no Brasil

Trazido para o nosso país pela corte portuguesa, o bacalhau só ganhou caráter popular por volta do século XIX, disponível em grande quantidade e a um preço baixo nas terras brasileiras. Com o passar dos anos, esse alimento passou a ser valorizado e consumido apenas eventualmente. A mudança na cadeia produtiva e a possibilidade de outras opções de consumo contribuíram para o declínio do bacalhau por aqui.

No entanto, você sabia que possuímos um bacalhau brasileiro? Sim, você não leu errado! No Brasil, o pirarucu é uma espécie conhecida como tal graças à sua comercialização após passar pelos processos de secagem e salga. É um peixe de grande porte e alcança altos valores de mercado, também pelo fato de não possuir espinhos e por apresentar sabor diferenciado.

Contudo, a principal desvantagem da criação dessa espécie em nosso país está na impossibilidade de ser criada em tanques, dado seu tamanho exagerado. Além disso, a fêmea é “pouco reprodutiva”, uma vez que é capaz de realizar o ciclo de reprodução poucas vezes durante toda a sua vida.

Atualmente, ainda que o bacalhau seja considerado uma opção cara na alimentação popular, seu sabor e qualidade são sempre reconhecidos e fazem o investimento valer a pena.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Produção de Alevinos

Fonte: Blog Sansuy – blog.sansuy.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-01-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.