Conheça diferentes tipos de carpas

A carpa pode ser criada tanto para ornamentação quanto para consumo de sua carne

Carpas Coloridas

O professor do Curso a Distância CPT Produção de Peixes Ornamentais, Manuel Vazquez Júnior, contextualiza que a atividade de produção de peixes ornamentais é um dos setores mais lucrativos da psicultura e que vem crescendo muito no Brasil. Nos países onde foi recentemente introduzida, ela rapidamente expandiu-se, dado o crescente aumento na demanda mundial.

Um dos peixes que mais se destaca na produção ornamental é a carpa. Curiosamente, esse peixe consegue ser criado tanto com esse fim, quanto para o consumo de sua carne. É um peixe colorido, de porte médio e com carne de sabor único. Ainda pode ser criado para coleção ou exposição.

Porém, o termo “carpa” não se refere a uma espécie, e sim a um conjunto de espécies, dentre as quais estão algumas com características peculiares, que variam desde a aparência física ao comportamento na criação.

Confira a seguir alguns tipos de carpas e suas principais características:

Carpa-húngara

Esse peixe possui origem chinesa e é a espécie mais cultivada em todo o planeta. Suas escamas, uniformes e espalhadas por todo o corpo, são uma característica marcante dessa espécie. Costuma viver no fundo de lagos e rios, podendo pesar de 35kg a 60kg, em ambiente natural. Tem alimentação onívora, isto é, se alimenta tanto de matéria vegetal quanto animal. Deve ser criada, preferencialmente, em águas com temperatura entre 24°C e 28°C.

Carpa-espelho

Possui formato de corpo e tamanho de cabeça parecidos ao da carpa-húngara, o que faz com que sejam confundidas em muitos casos. Também chama a atenção por suas escamas, mas elas se apresentam em diferentes tamanhos, com algumas muito grandes, inclusive. Também é encontrada no fundo de rios e lagos e seu peso é parecido ao da carpa húngara, bem como seu hábito alimentar.

Carpa-cabeçuda

A partir do seu nome fica fácil perceber qual característica chama mais a atenção nessa espécie: a cabeça domina cerca de 25% do tamanho total do seu corpo, daí seu nome. Fisicamente, ainda costuma ser maior do que as outras espécies e possui escamas pequenas e uniformes, além de uma boca grande. Essa espécie costuma ficar mais na parte superficial de rios e lagos, alimentando-se de algas e pequenos crustáceos. Pode atingir 50kg.

Carpa-capim

Essa espécie possui hábito alimentar herbívoro, ou seja, alimenta-se apenas de matéria vegetal, como vegetação aquática e gramas próximas à superfície. Seu nome ainda dá uma dica importante sobre a sua alimentação: pode ser alimentada com capim, consumindo em grandes quantidades. Apresenta a vantagem de produzir adubo, dada sua alimentação, sendo uma boa espécie para consorciação. É menor que as outras, podendo atingir mais de 15kg.

Carpas nishikigoi

De origem japonesa e europeia, são as famosas carpas coloridas. Possuem diversos padrões de cores vibrantes. Por conta disso, são as mais utilizadas para ornamentação. Encontra-se diversos tipos de carpas nishikigoi em nosso país, sendo as mais comuns: Showa Sanshoku, Kohaku, Bekko, Utsuri, Carpa Black, Hikarimono Ogon, Hikarimono Platina, Carpa Véu, Ogon Matsuba, Guirin Kohaku, Guirin Taisho, Goshiki e Karimono Azul, cada um com seu padrão e variação de cores.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:

Produção de Peixes Ornamentais
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Produção de Alevinos

Fonte: Blog Loja Sansuy – lojasansuyblog.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-07-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.