Conheça algumas espécies de peixe para criar em cativeiro

Alguns peixes de água doce conseguem ter bom desempenho mesmo sendo criados em cativeiro

Cativeiros

A criação de peixes de água doce em cativeiro é uma excelente opção para quem deseja entrar no ramo da piscicultura com finalidade comercial. Isso porque há uma variedade enorme de peixes que podem ser criados e o mercado para a atividade está aquecido, o que faz com que seja possível obter lucro com a criação desses peixes.

O professor do Curso a Distância CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, alerta que, mais do que investimento, é necessário dominar técnicas de criação, além de possuir conhecimento sobre cada espécie e o tipo de manejo que ela requer. Isso é o que garantirá o sucesso da sua criação.

Confira a seguir algumas espécies de peixes de água doce que conseguem ter um bom desempenho mesmo em cativeiros:

Matrinxã

O peixe matrinxã possui coloração prateada e corpo alongado, podendo atingir 80 centímetros de comprimento e 5kg de peso. De origem amazônica, consegue se adaptar aos ambientes dos criatórios, podendo ser alimentado com ração peletizada para peixes carnívoros, mesmo consumindo frutos, sementes, insetos e peixes pequenos em condições naturais.

Piauçu

O piauçu é um peixe com origem da bacia do rio Paraguai. Apresenta boca pequena com dentes incisivos. Possui crescimento rápido e consegue se adaptar facilmente a espaços pequenos, como é o caso dos tanques escavados, não necessitando de grandes investimentos. Dado sua atividade natural de nadar em corredeiras de águas para a realização da desova, ele precisa de receber estímulos através da aplicação de hormônios durante o período de reprodução.

Piapara

Também possui baixo custo para criação e apresenta vantagens produtivas e comerciais. Pode ser alimentado com “tudo”, como vegetais, algas, larvas, insetos e até crustáceos, o que permite com que ele sobreviva até com uma dieta herbívora e tenha rápido ganho de peso e boa conversão alimentar com rações peletizadas. Necessita de aplicações de hormônios, como o Piauçu e apresenta bons resultados reprodutivos mesmo em cativeiro.

Dourado

Essa espécie garante bons preços na comercialização, além de possuir crescimento e ganho de peso rápidos. Sua carne é de qualidade e já é aceita pelos brasileiros, o que facilita a comercialização da produção. Possui hábito alimentar carnívoro, mas consegue responder bem à alimentação artificial. Porém, é necessário oferecer alimentos ricos em proteínas. Também pode ser criado com outros peixes, como o lambari.

Piau

Até 1 ano e meio de vida, o piau apresenta crescimento rápido. A finalidade da criação pode ser variada: produção de carne, pesca esportiva e ornamentação. Sua carne possui sabor peculiar. Além disso, é um peixe onívoro, alimentando-se de frutos, folhas, raízes, sementes, crustáceos, moluscos, entre outros, também aceitando a ração comercial, oferecida na criação em cativeiro.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Piscicultura:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Produção de Alevinos

Fonte: Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 09-05-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.