Confira dicas para o manejo de tilápias criadas em tanques-rede

A criação de tilápias em tanques-rede apresenta manejo facilitado e maior produtividade

Tanques-rede

Augusto dos Santos, professor do Curso CPT Criação de Tilápias em Tanques-rede, explica que criar tilápias é um bom negócio, pela facilidade de manejo, curto ciclo, baixo custo de produção e grande aceitação no mercado. Ainda acrescenta que criar tilápias em tanques-rede é o sistema mais utilizado quando se deseja produção de alta densidade, ou seja, alta produtividade.

O sistema de criação de tilápias em tanques-rede permite ao criador associar técnicas de produção intensiva e manejo sustentável. Permite, também, utilizar os recursos hídricos de que a propriedade já dispõe.

Muito utilizados na piscicultura, os tanques-rede são estruturas que permanecem flutuando, revestidas com tela e que podem ser instaladas em reservatórios, lagos e açudes. Esse sistema de criação apresenta menor curso de investimento em relação à criação da espécie em viveiros escavados, manejo mais facilitado e mais produtividade.

A tilápia

A Tilápia-do-Nilo, é a espécie mais utilizada em nosso país para esse tipo de criação. De toda a produção piscicultora brasileira, a Tilápia é a espécie mais produzida, responsável mais de 720 mil toneladas ao ano. A espécie ainda coloca o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de produção de tilápias.

Produtividade

A criação em tanques-rede também facilita a visualização dos peixes criados, o que aumenta a produtividade da criação. Tilápias criadas em tanques-rede apresentam elevados índices de produtividade, que podem chegar a 3.500kg de tilápias por hectare ao ano.

Alevinos

A escolha dos alevinos é importante e determinante no sucesso da criação. Precisam apresentar boa qualidade e genética comprovada, além de tamanho padronizado e garantia de sobrevivência após o transporte. Isso porque os peixes podem se estressar ao serem transportados por grandes distâncias, o que acaba se tornando uma das principais causas de mortalidades.

Formatos dos tanques

Os tanques-rede podem apresentar formatos variados. Porém, recomenda-se a utilização de tanques quadrados ou retangulares, por favorecerem a passagem da corrente de água na superfície lateral, o que é prejudicado em tanques com formato cilíndrico. O posicionamento deles também é importante, uma vez que é necessário evitar que a água de baixa qualidade passe de um tanque para o outro.

Ração

A ração comercial é uma das melhores formas de alimentar a tilápia, por apresentar composição balanceada. Recomenda-se oferecer ração extrusada, por apresentar melhores resultados do que os outros tipos. Além disso, apresenta também maior aproveitamento e boa digestibilidade. Ao oferecer alimento, é importante observar a quantidade e a frequência, para que não se perca alimento e também para que ele não sobre na água e acabe prejudicando sua qualidade.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Tilápias em Tanques-rede
Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fontes: Piscicultura: criação de tilápias em tanques-rede. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: SENAR, 2018.
Portal Agropecuário – portalagropecuario.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 15-02-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.