Como posso realizar a reprodução e a incubação de ovos de tilápia?

O piscicultor pode optar pela reprodução de tilápias em viveiros ou em hapas, sendo a segunda mais vantajosa

Tilápia - imagem meramente ilustrativa

O professor do Curso CPT Criação de Tilápias em Tanques-rede, Augusto dos Santos, deixa claro que criar tilápias é um bom negócio devido à facilidade de manejo que essa espécie apresenta, ao curto ciclo, ao baixo custo de produção e à grande aceitação que ela possui tanto no mercado interno quanto externo.

Acrescenta-se a isso o fato de que a tilápia é detentora de mais da metade de toda a produção da piscicultura brasileira. Nesse sentido, conhecer as técnicas de reprodução e tudo o que envolve a criação dessa espécie é necessário para que a atividade seja tão rentável quanto o produtor espera.

A reprodução em hapas é uma das principais formas para a multiplicação dos peixes criados. Conhece-se como “hapas” tanques-rede de tecido ou tela plástica, utilizados para abrigar os reprodutores, podendo apresentar, a depender do seu uso, aberturas de malha e tamanhos diferentes. Ela acontece assim:

- Escolha do viveiro

Para a colocação dos hapas, os viveiros devem possuir as seguintes características: capacidade de drenagem completa, disponibilidade de água para abastecimento o ano inteiro, profundidade mínima de 1m e máxima de 1,4m e fundo firme e com baixo teor de matéria orgânica.

- Escolha do tamanho do hapa

Para o tamanho, não há um padrão específico. Os hapas variam de 1 a 72m² geralmente, com densidade de 0,5 a 1kg de peixe por m². Neles, a proporção ideal é de três fêmeas para cada macho e, quanto maior o tamanho, menor deve ser a densidade de reprodutores.

- Quantidade de hapas para o viveiro

A quantidade de hapas em casa viveiro não deverá ultrapassar 25% da área total dele, para que a qualidade da água não seja prejudicada. Entre um hapa e outro, a distância deve ser de, no mínimo, 1m entre si e de 3m entre as fileiras. Também deve ser deixado um espaço de pelo menos 2 metros entre os hapas e as margens do viveiro.

- Montagem dos hapas

É necessário reunir todos os materiais para a montagem de cada hapa, como mourões, arame, esticar, cavadeira, cordas, furadeiras, dentre outros. O processo de montagem precisa de conhecimento técnico para ser executado.

- Seleção dos reprodutores

Para que o criador obtenha sucesso na reprodução, ele deve optar por reprodutores de linhagens selecionadas, comprando-os de fornecedores idôneos e observando as características desejáveis para melhor rendimento do processo. Eles têm que ser colocados no hapa e alimentados corretamente durante todo o período reprodutivo.

- Revisão do hapa

Logo após serem colocados nos hapas, é aconselhável não realizar o manejo dos peixes nos primeiros 15 dias. Passado esse tempo, a revisão das estruturas deve ser semanal, a fim de verificar a ocorrência de larvas ou se há a incubação de ovos na boca das fêmeas.

. Coleta das larvas

No caso da coleta de larvas, a etapa pode ser feita com um puçá apropriado, peneira e balde. Depois, elas devem ser colocadas em um balde com água do próprio viveiro e transportada para os tanques de larvicultura.

. Coleta dos ovos

A coleta dos ovos que estão incubados na boca das fêmeas proporciona bons resultados, haja vista que propicia melhor controle da alevinagem e diminui o risco de morte de larvas nos tanques, causadas por predadores. Esse método também permite maior produtividade na reprodução, mas exige muita mais técnica para ser realizado.

Incubação dos ovos

O processo de incubação de ovos da tilápia requer um laboratório com água de qualidade, controle de temperatura e de vazão para ser desenvolvido. Piscicultores usam incubadoras que podem ser confeccionadas de vários materiais, a depender da opção que fazem em relação à eficiência de cada um. Por exemplo, uma incubadora feita a partir da adaptação de um bebedouro de frango é uma excelente opção.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Tilápias em Tanques-rede
Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Piscicultura: reprodução, larvicultura e alevinagem de tilápias. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: SENAR, 2017. 85 p.; il. – (Coleção SENAR)
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 01-06-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.