Como escoar a produção de camarões de água doce

A instalação de uma criação de camarões deve levar em conta a proximidade com o mercado consumidor e com os centros urbanos

Camarões de água doce

A carcinicultura, também conhecida como criação de camarões de água doce, é uma atividade em expansão no Brasil, mas que possui potencial pouco aproveitado, pela capacidade que tem para ir ainda mais além. Há grande demanda tanto no mercado interno, quanto no mercado externo, cabendo ao criador explorá-los da melhor forma possível, com produção de qualidade.

Wagner Cotroni, professor do Curso CPT Cultivo de Camarões de Água Doce, esclarece que a criação de camarões de água doce é relativamente mais simples que a de camarões marinhos, podendo ser realizada em propriedades de pequeno, médio ou grande porte, localizadas próximo ao litoral ou no interior.

A possibilidade de criação de camarões-de-água-doce em tanques foi o que permitiu que a criação se espalhasse por todo o país, deixando de ser uma atividade exclusivamente litorânea. Isso propiciou, também, redução no custo logístico dos criadores, gerando um preço mais competitivo para o comércio.

Porém, para garantir a comercialização dos camarões, mais do que conduzir um bom manejo com os camarões e garantir a qualidade deles, o carcinicultor também deve planejar o escoamento de sua produção, pois a criação não obterá o resultado esperado caso o produtor encontre dificuldade na venda do seu produto.

Além do aspecto econômico, há, ainda, o aspecto prático relacionado ao escoamento. Por se tratar de um produto “vivo” e que possui especificidades para a venda, a forma com que ele será escoado faz toda a diferença.

O ideal é que a criação seja instalada próxima à área de distribuição, o que produzirá vantagens para o criador, como:

- Menor custo com o transporte;
- Facilidade de acondicionamento ou embalagem do produto;
- Entrega rápida;
- Menor perda de produtos.

Contudo, é importante ressaltar que, atualmente, a distância não é mais um grande problema para os produtores, dado que as exportações podem ser feitas, inclusive, de um continente para o outro sem grandes contratempos. A proximidade aos locais de distribuição da produção torna-se apenas mais um facilitador do escoamento, apresentando as vantagens acima mencionadas.

Comunicação com mercados e centros urbanos

O transporte de mercadorias encontra, frequentemente, diversos empecilhos que prejudicam a sua eficiência, como estradas ruins, trânsito demorado e acidentes. Por conta disso, quanto mais próximos forem os mercados e os centros urbanos, menores são as chances de que esses fatores prejudiquem as atividades operacionais da criação.

Esse tipo de produto encontra, nos centros urbanos, suas melhores oportunidades de venda. Ao serem produzidos longe desses centros, entra em cena também o fator competitividade, pois os camarões terão que competir também com outras criações que estejam instaladas mais próximas a eles.

Meios de transporte

Ao se pensar na proximidade da criação com o mercado comprador ou consumidor, não se deve levar em conta somente a distância física e a utilização de estradas, por exemplo: há outros meios de transporte que garantem a entrega do produto com igual regularidade e rapidez, como as ferrovias, transportes fluviais, marítimos e até aéreos.

Nesses casos, é crucial pensar também no acondicionamento do produto, que tem a missão de ser adequado para o tipo de transporte pelo qual ele será entregue, mantendo-se sempre as melhores condições de conservação. Os custos desses transportes constituem também um fator a ser considerado na escolha por algum deles, para que os custos não aumentem e, em contrapartida, a competitividade diminua.

 


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Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 07-08-2020

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