Como criar surubim?

A espécie tem destaque no mercado por sua carne saborosa e rica em nutrientes

Surubim

Eduardo Rasguido, professor do Curso a Distância CPT Criação Comercial de Surubim, esclarecer que a piscicultura é uma atividade que apresenta um grande crescimento. Ainda acrescenta que a criação de surubim ilustra bem este fato, conquistando, cada vez mais, a preferência do consumidor.

Essa atividade tem crescido muito nos últimos anos devido à valorização e popularização da carne de surubim, que é saborosa e rica em nutrientes, sendo, por vezes, comparada com a carne de salmão.

O surubim

Antes de começar, é preciso que você saiba a espécie que está criando, não é mesmo?

Com uma cabeça achatada e grande, cor escura no dorso e ranhuras meio brancas nas laterais, o surubim tem se destacado por conta da qualidade de sua carne. Também é um peixe grande, apresentando pintas por todo o corpo e ventre claro, podendo chegar a pesar 70kg e atingir 1,5m de comprimento.

Peixe de hábito noturno, seu cultivo é facilitado por isso. Livre de escamas, sua carne é branca.

O consumo de peixes no país

A atividade vem só crescendo: em 2017 foram produzidas 697 mil toneladas de peixe, número 8% maior que o registrado em 2016. Dentre os peixes cultivados, está a tilápia, que representa 51,7% da piscicultura nacional.

No estado do Paraná, são produzidas mais de 105 mil toneladas de tilápia, o que representa 94% da produção piscicultora do estado. Na região sudeste a tilápia também tem destaque, uma vez que São Paulo consegue superar esse índice, tendo 95% da sua produção somente de tilápias, mas produzindo aproximadamente 66 mil toneladas.

A média mundial de consumo de peixe é de 18 kg/ano por pessoa. Ainda que a média brasileira seja próxima da metade da mundial, ela está em constante crescimento com o passar dos anos e as projeções também são favoráveis.

Primeiros passos

Em primeiro lugar, para iniciar uma criação, você precisa se capacitar. É preciso estar capacitado para saber quais devem ser as condições locais, os tipos de tanques, como se obtém alevinos, a criação em tanques de terra ou em tanques-rede e como funciona a comercialização, assim como o Curso a Distância CPT Criação Comercial de Surubim apresenta.

Aspectos gerais

Também é preciso estar atento a:

- Fase de engorda e recria, duas fases essenciais para a criação dessa espécie.

Durante essa fase, eles podem ser criados em dois tipos de tanque, o de terra e o tanque-rede.

- Tanques-rede são como gaiolas, posicionados dentro de represas ou rios. Os peixes ficarão dentro dessas gaiolas durante a criação, para receber alimentos e outros cuidados necessários.

- Tanques de terra são reservatórios de água construídos em sua propriedade com a finalidade de criação dos surubins.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Peixes:

Criação Comercial de Surubim
Criação de Pacu e Tambaqui
Criação de Tilápias

Fontes: Sebrae – Agronegócio – sebraemercados.com.br
SNA – Sociedade Nacional de Agricultura – sna.agr.br
Montar um Negócio – montarumnegocio.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-03-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.