Como criar o peixe piracanjuba?

O piracanjuba apresenta manejo simplificado, mas requer água de qualidade para a criação

Criação de Peixes - imagem meramente ilustrativa

O professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, Giovanni Resende, destaca que, apesar do predomínio das espécies mais populares, piscicultores têm à sua disposição uma grande variedade de outras espécies que podem ser criadas com a finalidade comercial e que produzem resultados satisfatórios.

Hoje, você conhecerá o peixe Piracanjuba e aprenderá informações importantes que te ajudarão a criar a espécie. De nome científico Brycon orbignyanus, o popular peixe piracanjuba requer água de qualidade para criação em cativeiro, mas apresenta manejo simplificado e tem garantido bons lucros a seus criadores.

Trata-se de uma espécie com forte apelo à pesca esportiva, dado que possui temperamento mais arisco, o que o transforma em peixe ideal para criação nos famosos “pesque e pague”. Na natureza, esse peixe pode atingir até 6kg, mas, em cativeiro, atinge, em média, 2,5kg. No mercado, o preço do quilo do adulto pode ultrapassar R$10, garantindo negócios vantajosos a seus criadores.

Outro aspecto que chama a atenção dos consumidores é sua carne, que possui tom avermelhado e é extremamente saborosa, assemelhando-se ao salmão. Nesse contexto, não há dúvidas de que criar piracanjuba é um bom negócio. Como criá-lo? Fique atento:

Iniciando a criação

O primeiro passo a ser dado deve ser o mapeamento do mercado, pois de nada adianta criar uma espécie de baixo manejo e que cresça rápido, se não há mercado consumidor para o seu produto. Caso haja boa demanda, a próxima preocupação deve ser com a compra de alevinos com 2cm, certificando-se sempre de estar adquirindo peixes de vendedores idôneos. O retorno financeiro costuma vir, em geral, após 4 anos, vendendo peixes de aproximadamente 1kg, após 12 meses de cultivo.

Ambiente

Como dito, o peixe precisa de água de qualidade para ser criado. Além disso, é necessário que a temperatura esteja na faixa de 25°C a 28°C, para que expressem o seu melhor desempenho. Locais com média de temperatura abaixo de 23°C não devem ser utilizados.

Tanques

Para a criação do peixe piracanjuba, utiliza-se, geralmente, viveiros escavados de alvenaria, fibra ou chapa galvanizada, com tamanho que pode variar e com densidade que não deve ultrapassar 1kg de peixe/m², quando o registro mínimo de renovação diária de água no tanque é de 10%. Deve-se regular o abastecimento e a vazão, utilizando redes para impedir a invasão de predadores nos tanques.

Alimentação

Em ambiente natural, o peixe se alimenta de frutas, insetos e pequenos peixes. Para a criação em cativeiro, deve-se realizar uma programação alimentar por peso, oferecendo ração adequada e, no mínimo, duas vezes ao dia.

Cuidados

Mais do que verificar constantemente a qualidade da água, os criadores precisam estar atentos a duas fases cruciais na vida do peixe piracanjuba: a larvicultura e a alevinagem. Nessas fases, é comum que haja canibalismo entre os filhotes, por isso devem ser monitorados. Na fase da alevinagem, o peixe ainda pode ser presa fácil de aves aquáticas, o que também requer atenção.

Reprodução

A reprodução do piracanjuba é feita por indução hormonal em reprodutores mantidos em cativeiro. Machos atingem a maturidade sexual aos dois anos de idade, quando atingem 20cm de comprimento, enquanto as fêmeas, aos três, quando atingem 25.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Produção de Alevinos
Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 28-07-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.